Leitura Bíblica: Atos 20:17-38
Versículo-chave: “Anunciei uma única mensagem tanto para judeus como para gregos: é necessário que se arrependam, se voltem para Deus e tenham fé em nosso Senhor Jesus.” (Atos 20:21 NVT)
Durante sua longa permanência em Éfeso, Paulo foi grandemente usado por Deus. A cidade, conhecida por sua devoção a ídolos e por rituais místicos, foi abalada pelas manifestações sobrenaturais que demonstravam claramente a autoridade de Deus. Até mesmo peças de roupa, como lenços e aventais que haviam tocado em Paulo, eram levadas aos enfermos e atormentados, e estes eram curados e libertos (Atos 19:11-12).
O episódio envolvendo os sete filhos de Ceva, que tentaram usar o nome de Jesus sem realmente conhecer sua autoridade, revelou a seriedade do compromisso que todos deveriam ter com a fé cristã. Após serem agredidos por um homem possesso, um sentimento de temor se espalhou pela cidade, levando muitos ao arrependimento. Esses acontecimentos tiveram grande repercussão, de forma que “a mensagem a respeito do Senhor se espalhou amplamente e teve efeito poderoso” (Atos 19:20 NVT).
À medida que o Evangelho ganhava espaço em Éfeso, os impactos começaram a atingir o comércio local, especialmente os fabricantes de imagens. Um deles, chamado Demétrio, incitou seus colegas artesãos a se revoltarem contra Paulo, alegando que sua pregação colocava em risco tanto os costumes religiosos quanto a renda deles.
Uma grande agitação se formou, e os companheiros de Paulo – Gaio e Aristarco – foram levados à força para o teatro da cidade. Por cerca de duas horas, a multidão clamou:“Grande é Ártemis dos efésios!” (Atos 19:34 NVT); até que um representante do governo interveio, alertando sobre as possíveis consequências legais vindas de Roma.
Diante do aumento das tensões, Paulo percebeu que sua permanência em Éfeso se tornava inviável. Após reunir e se despedir dos discípulos, partiu para a Macedônia. Algum tempo depois, o apóstolo convocou os líderes da igreja de Éfeso para vê-lo em Mileto. Tomado pela emoção, Paulo recordou sua trajetória de ministério entre eles e declarou:
“Anunciei uma única mensagem tanto para judeus como para gregos: é necessário que se arrependam, se voltem para Deus e tenham fé em nosso Senhor Jesus.” (Atos 20:21 NVT)
Ele também os alertou sobre os desafios futuros: a chegada de falsos mestres e a perseguição iminente. Paulo os exortou a manterem-se atentos e seguirem o exemplo de sua vida e dedicação ao serviço cristão.
As palavras de despedida emocionaram os anciãos, que choraram, oraram ao lado de Paulo e o acompanharam até o navio. Mas, “o que mais os entristeceu foi ele ter dito que nunca mais o veriam” (Atos 20:38 NVT). Foi uma despedida marcante, mas Paulo deixava ali uma igreja fortalecida pela fé, nascida em meio à oposição espiritual e perseguição. Seu próximo destino era Jerusalém, e depois a prisão em Roma, onde, mesmo acorrentado, escreveria uma das cartas mais profundas da doutrina cristã que segue edificando a igreja de Cristo até hoje!