Dias
Hor
Min.
Seg.
Culto realizado!

Culto em Gratidão aos 10 Anos da IBEC – Venha celebrar a Deus conosco! Esperamos por você!

Série de Devocionais em 

Efésios

Leitura Bíblica: Efésios 4:7-11

Versículo-chave: “Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres.” (Efésios 4:11 NVT)

Após enfatizar sobre a unidade da fé, Paulo ensina sobre os dons, cujo propósito é o crescimento e a maturidade do corpo de Cristo. Esses dons não são habilidades naturais, mas uma dádiva concedida “a cada um de nós por meio da generosidade de Cristo” (Efésios 4:7 NVT).

Para fundamentar essa afirmação, Paulo cita o Salmo 68:18, aplicando-o à vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. Assim como um rei distribuía os despojos aos seus soldados, Cristo, ao descer à terra (encarnação e morte) e subir aos céus (ressurreição e ascensão), distribui os “despojos da vitória”, ou seja, os dons espirituais à Igreja:

“Por isso as Escrituras dizem: ‘Quando Ele subiu às alturas, levou muitos prisioneiros e concedeu dádivas ao povo’. Notem que diz que ‘Ele subiu’. Por certo, isso significa que Cristo também desceu ao mundo inferior.” (Efésios 4:8-9 NVT).

Ele ensina que, embora haja unidade na fé, há diversidade na forma como essa graça se manifesta entre os membros. A unidade cristã não exige uniformidade. Pelo contrário, a variedade de dons é vital para a saúde e funcionalidade do corpo. Cada cristão é chamado a exercer seu dom para o serviço a Deus, à Igreja e ao mundo.

O apóstolo Paulo apresenta a diversidade dos dons ministeriais concedidos por Cristo à Sua igreja:

“Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres.” (Efésios 4:11 NVT)

Dentre esses dons, dois têm caráter estrutural e exclusivo da era apostólica: “apóstolos” e “profetas”. Segundo Efésios 2:20, esses dois grupos formaram o alicerce da igreja, tendo recebido revelações diretas de Deus (Efésios 3:4-5). Os “apóstolos” foram testemunhas oculares da ressurreição de Cristo (Atos 1:21-22), e instrumentos usados por Deus para registrar as Escrituras.

Já os “profetas”, na era apostólica, foram portadores de mensagens diretas da parte de Deus. O dom de profecia persiste hoje não como revelação inédita (nova), mas como a habilidade de interpretar e proclamar fielmente a Palavra já revelada, fortalecendo a igreja (1Coríntios 14:3-4).

Atualmente, permanecem os “evangelistas” e os “pastores e mestres” como dons ativos e indispensáveis na edificação da igreja. Os “evangelistas” são chamados por Deus para proclamar com clareza e eficácia o Evangelho da salvação e, muitas vezes, também atuam na plantação de igrejas (2Timóteo 4:5).

Já os “pastores e mestres” – geralmente vistos como um só ofício com dupla função – têm como missão alimentar espiritualmente o rebanho e cuidar dele com zelo. Sua tarefa inclui ensinar a sã doutrina, refutar o erro e liderar com base nas Escrituras (Atos 20:28; 1Pedro 5:2; 1Timóteo 3:2).

O Novo Testamento apresenta múltiplas listas de dons (Romanos 12:6–8; 1 Coríntios 12:4–11,28; 1 Pedro 4:10–11), o que sugere que esses dons são diversos, dinâmicos e ajustáveis às necessidades da Igreja em cada tempo e contexto. A graça de Deus é multiforme, e seus dons operam em harmonia para gerar interdependência, unidade e maturidade entre os membros. Portanto, os dons espirituais não visam à exaltação pessoal, mas ao serviço mútuo, à glorificação de Cristo e ao crescimento coletivo da Igreja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe conosco os devocionais em . Clique e confira!

Esteja por dentro das últimas atualizações!

fale
conosco

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Nenhuma programação no período informado

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!

Agendar
Horário

Utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!