Leia Mateus 28:19,20:
“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
Após afirmar que todo o poder lhe foi dado, Jesus comissionou seus discípulos com a seguinte ordem: “Portanto, ide…“. O verbo “ir” encontra-se no imperativo “ide“, ou seja, os apóstolos não deveriam se apegar a um único lugar e esperar que as nações viessem até eles, mas deveriam sair e levar o Evangelho às nações, de geração em geração.
Os quatro evangelistas, incluindo Lucas em Atos, enfatizaram a grande comissão. É importante lembrar que o propósito de Deus é que o Evangelho seja pregado em todo o mundo, a todos os homens, e essa não é uma sugestão, mas sim uma ordem expressa dada por Aquele que tem todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18). Baseado neste fundamento, os discípulos devem ir e fazer discípulos de todas as nações. A palavra “nações” significa “etnias“, pois Jesus comprou com seu sangue pessoas de toda tribo, língua, povo e nação (leia Apocalipse 5:9), e todas elas devem ser chamadas e discipuladas.
E, para fazer discípulos, é preciso que todo cristão genuíno siga os seguintes princípios:
- Considere o Reino de Deus como seu maior tesouro:
- “O Reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.” (Mateus 13:44)
- Renuncie a tudo por amor a Jesus: “Então disse Jesus aos seus discípulos:
- Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me.” (Mateus 16:24)
- Guarde os mandamentos de Jesus, obedecendo-os:
- “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.” (João 14:21)
Faça uma breve reflexão e questione-se: “Eu tenho sido um cristão genuíno?”.