Leia Mateus 6:11:
“O pão nosso de cada dia nos dá hoje.”
Ao meditar na oração ensinada por Jesus é importante observar que a primeira parte se relaciona a Deus e Sua glória: “Pai Nosso que estás nos céus! Santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mateus 6:9,10). A segunda parte da oração diz respeito às nossas necessidades diárias, sendo que, uma delas diz respeito à necessidade corporal, e três se relacionam a necessidades da alma:
1. Graça Providente: “dá-nos o pão nosso de cada dia”;
2. Graça perdoadora: “perdoa-nos as nossas dívidas”;
3. Graça preventiva: “não nos deixes cair em tentação”;
4. Graça preservadora: “livra-nos do mal”.
Hoje meditaremos sobre a graça providente. Ao ouvir sobre o pedido “o pão nosso de cada dia nos dá hoje” os judeus logo se lembraram do maná, o pão que o Senhor fez chover dos céus para alimentar o povo no deserto. Os israelitas murmuraram porque estavam com fome e Deus lhes enviou o maná, o pão do céu; mas, ao mesmo tempo, lhes deu o mandamento de que somente recolheriam o que necessitassem para satisfazer suas necessidades diárias (leia Êxodo 16:4,5). Quando procuravam juntar mais do que o necessário, o maná “criava bichos e dava mal cheiro” (leia Êxodo 16:20). Assim, o Senhor providenciou o alimento diário para o povo durante os quarenta anos de peregrinação no deserto (leia Êxodo 16:35). Isso é graça providente de Deus!
Ao orar “o pão nosso de cada dia nos dá hoje” estamos sendo proibidos de viver diariamente com a preocupação ansiosa que é tão característica da vida de quem não aprendeu a confiar em Deus. Ao mesmo tempo, ao orar “pão nosso” somos lembrados de ter amor e compaixão pelos outros, pois Deus exige que sejamos tão solícitos pelas demandas dos nossos semelhantes quanto somos pelas nossas próprias necessidades.
Portanto, podemos sim pedir “o pão nosso de cada dia”, que não deve ser obtido pelo roubo, nem tomando à força ou por fraude, mas por nosso esforço e trabalho pessoal; porém, também precisamos lembrar que:
“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”
(Mateus 4:4)
Respostas de 2
Que clareza que mi trouxe está esplicasao do devocional.
Que bom que gostou Fabiana! Ficamos muito felizes com seu feedback!
Amanhã tem mais devocional diáiro! 😊💖