Leia Mateus 16:25
“Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.”
O alvo supremo e exclusivo de todo cristão deve ser seguir os passos de Cristo, não conforme suas próprias estratégias, mas modelando-se pelo exemplo deixado por Jesus, “para que sigamos as suas pisadas” (leia 1 Pedro 2:21). Em outras palavras, o cristão deve adotar a cruz como marca característica de um discípulo de Cristo e, ao invés de buscar preservar a própria vida, deve perdê-la por amor a Ele.
“Perder a vida por amor a Cristo” implica rejeitar completamente a confiança em nossa própria justiça, abandonar a ideia de que nossas obras podem recomendar nosso “eu” a Deus. Significa aceitar a verdade inequívoca da Palavra de Deus que declara enfaticamente que “todas as nossas justiças são como trapo de imundícia” (Isaías 64:6) e “ser encontrado nEle, não tendo justiça própria” (leia Filipenses 3:9).
“Perder a vida por amor a Cristo” exige renunciar à sabedoria própria, recusar-se a “depender do próprio entendimento”, e “confiar no Senhor de todo o coração” (Provérbios 3:5). Envolve “não confiar na carne”, mas “gloriar-se em Jesus Cristo” (Filipenses 3:3).
“Perder a vida por amor a Cristo” significa desconfiar de si mesmo e submeter completamente a mente e o coração à declaração de Jesus de que “sem Ele nada podemos fazer” (João 15:5). Foi precisamente nesse ponto que Pedro falhou:
“Então Jesus lhes disse: ‘Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão’. Mas Pedro, respondendo, disse-lhe: ‘Ainda que todos se escandalizem em ti, eu nunca me escandalizarei’. Disse-lhe Jesus: ‘Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás’.” (Mateus 26:31,33,34)
Ao lermos esta passagem somos confrontados na nossa fragilidade e reconhecemos a importância vital de permanecermos alertas quanto à renúncia do “eu”, pois, “aquele que pensa estar em pé, cuide para que não caia!” (1 Coríntios 10:12). Mas…
“Quem perder a sua vida por amor a Cristo, achá-la-á.”