Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

Leia Efésios 6:10,11

“Quanto ao mais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”

Após discorrer sobre os deveres cristãos referentes à santificação em diversas relações – entre maridos e esposas, pais e filhos, senhores e servos – Paulo passa a alertar, tanto os efésios como nós, sobre os desafios inerentes à busca pela santidade em um mundo repleto de adversários empenhados em nos desanimar. Entretanto, o apóstolo enfatiza que Deus detém o controle absoluto e nos provê a armadura necessária:

“Quanto ao mais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”

A expressão “quanto ao mais” introduz o conceito de prosseguir; como se Paulo dissesse: “Já discorri sobre diversos aspectos; agora, prosseguindo…  fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder”. O verbo “fortalecei-vos” indica uma ação em andamento, um fortalecimento em curso, realizado por alguém; sugerindo que o ato de ser fortalecido ocorre no momento presente, executado por alguém em nossa direção. De acordo com o texto, é Deus quem opera este fortalecimento em nós, por meio de Sua presença e poder. Não somos capazes de fazê-lo por nós mesmos.

Anteriormente, Paulo já havia demonstrado em sua carta aos efésios que o mesmo poder exercido por Deus para ressuscitar Cristo, também atua em benefício daqueles que estão unidos a Ele (leia Efésios 1:18-20). Em outras palavras, quando nossas mentes foram iluminadas para compreender a incomparável grandeza do Seu poder em favor daqueles que creem, Deus já nos disponibilizou a força necessária para batalhar. Consequentemente, quando Paulo escreve “fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder” não está insinuando que devemos buscar algum poder adicional, mas sim compreender que a força deste poder já nos foi conferida em Cristo. E, “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).

O outro imperativo, “revesti-vos de toda a armadura de Deus”, claramente indica que a armadura pertence a Deus e não a nós. O termo “armadura” refere-se diretamente à vestimenta de um soldado completamente equipado da cabeça aos pés, a ser usada como proteção contra as ardilosas tramas do diabo, nosso inimigo, que incluem engano, tentações à incredulidade, pecado e conformidade com o mundo. Tendo, provavelmente, já enfrentado tais lutas, o apóstolo admoesta: “Não ignorem as suas artimanhas” (leia 2 Coríntios 2:11).

Nesse contexto, lembremos que nossa luta não é de natureza terrena, mas sim espiritual (veja Efésios 6:12), abordando a esfera da mente, das ideias e dos argumentos. Da mesma forma, as armas com as quais lutamos não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruir fortalezas, conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, a fim de levar cativo todo o entendimento à obediência de Cristo(2 Coríntios 10:4,5). Portanto, tendo o entendimento cativo e obediente a Cristo:

“Submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!