“Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos”. (Lucas 19:10 NVT)
Lucas, conhecido como “o médico amado” (confira Colossenses 4:14) era um estudioso da natureza humana e, por isso, apresentou Cristo não apenas como o “Filho de Davi”, mas como o Salvador e Redentor, o “Filho do homem” que “veio buscar e salvar os perdidos”.
A redenção pela vinda de Jesus não se limitou apenas ao povo judeu, mas abrangeu os gentios (confira Lucas 3:6). A encarnação de Cristo desafiou as pessoas ao arrependimento e ao perdão (confira Lucas 5:32), e Jesus, como Filho do homem, declarou ter a autoridade para proclamar esse perdão (confira Lucas 5:20-26).
No evangelho segundo Lucas, a oração é apresentada como algo importante na vida de Jesus. Vários episódios mostram a prática da oração na vida do Mestre (confira Lucas 3:21; 5:16; 6:12; 9:28-29); assim como seus ensinamentos sobre a oração (confira Lucas 11:1-8; 22:39,40) e sua oração em favor de Pedro (confira Lucas 22:31,32). Também é relatado o momento em que Jesus orou com tanta angústia que seu suor se tornou em gotas de sangue:
“‘Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, que seja feita a tua vontade, e não a minha’. Então apareceu um anjo do céu, que o fortalecia. Ele orou com ainda mais fervor, e sua angústia era tanta que seu suor caía na terra como gotas de sangue.” (Lucas 22:42-44).
No evangelho segundo Lucas, a alegria que Jesus traz à vida de seus seguidores também é enfatizada. Ele ““veio buscar e salvar os perdidos” e trazer alegria à vida daqueles que O seguem (confira Lucas 10:20; 13:17; 15:5,32; 19:6).
A vida cristã consiste em receber, de Deus, o perdão dos pecados e, além disso, alegria e regozijo em nossa vida diária.
Você tem experimentado alegria em Cristo?