“Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi, e Ele reinará sobre Israel para sempre; seu reino jamais terá fim!” (Lucas 1:32,33 NVT)
No evangelho segundo Lucas, Cristo é apresentado como Filho do Homem e todo o relato serve para destacar esse fato. Lucas intenciona anunciar Jesus como o Homem perfeito e, para isso, menciona sobre “o trono de seu antepassado Davi”e traz a genealogia de Jesus até Adão, o primeiro homem (confira Lucas 3:23-38) – ao contrário de Mateus que se limita até Abraão.
Assim como os dois primeiros evangelistas que escreveram a um povo específico – Marcos para os romanos, e Mateus para os judeus – Lucas escreve aos gentios e é o único autor que conta, em sua narrativa, qual o método usado na sua composição (confira Lucas 1:1-4). O foco de Lucas é dar ênfase à natureza humana de Jesus, por isso, ele descreve com detalhes:
- A concepção virginal de Jesus no ventre de Maria (confira Lucas 1:26-35).
- O nascimento de Jesus:
“E, estando eles ali, chegou a hora de nascer o bebê. Ela deu à luz seu primeiro filho, um menino. Envolveu-o em faixas de pano e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria” (Lucas 2:6-7).
- A circuncisão de Jesus, o recebimento do nome que o anjo já havia anunciado e a apresentação de Jesus no Templo em Jerusalém (confira Lucas 2:21-24).
- O crescimento do corpo humano de Jesus:
“Ali o menino foi crescendo, saudável e forte. Era cheio de sabedoria, e o favor de Deus estava sobre ele. Jesus crescia em sabedoria, em estatura e no favor de Deus e das pessoas. (Lucas 2:40,52).
- O batismo de Jesus:
“Certo dia, quando as multidões estavam sendo batizadas, Jesus também foi batizado. Enquanto Ele orava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea como uma pomba. E uma voz do céu disse: ‘Você é meu filho amado, que me dá grande alegria’.” (Lucas 3:21,22)
Há quanto tempo você não lê sobre os relatos acerca do Filho do homem? Não perca esta oportunidade! Ore, leia, medite e, como Maria, louve o Nome do nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo:
“Minha alma exalta ao Senhor! Como meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador!” (Lucas 1:46,47)