“Ela terá um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo dos seus pecados. Tudo isso aconteceu para cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa ‘Deus conosco’.” (Mateus 1:21-23 NVT)
No Evangelho segundo Mateus, deparamo-nos com um registro completo e sistemático do nascimento, vida, ensinamentos, morte e ressurreição de Jesus, o Cristo. Este livro é uma proclamação das boas-novas da salvação tão esperada pelos judeus e que, para os cristãos, se concretizaram em Jesus de Nazaré.
Mateus estabelece uma conexão perfeita para o correto entendimento do Antigo Testamento, buscando persuadir os leitores judeus de que Jesus Cristo é, de fato, o Messias prometido:
- O nascimento virginal de Jesus – “Tudo isso aconteceu para cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa ‘Deus conosco’” – cumpriu a profecia de Isaías 7:14 (confira).
- O nascimento de Jesus em Belém – “E você, Belém, na terra de Judá, não é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você virá um governante que será o pastor do meu povo, Israel” (Mateus 2:6) – cumpriu a profecia de Miquéias 5:2 (confira).
- A fuga de José e Maria com Jesus para o Egito, e o subsequente retorno à terra de Israel (confira Mateus 2:13-15; Mateus 2:19-21), cumpriu a profecia de Oséias 11:1 – “Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei meu filho.”
- Os milagres de Jesus (confira Mateus 11:2-5) cumpriram a promessa de Isaías 35:5,6 (confira) e Isaías 61:1 – “O Espírito do Senhor Soberano está sobre mim, pois o SENHOR me ungiu para levar boas-novas aos pobres. Ele me enviou para consolar os de coração quebrantado e para proclamar que os cativos serão soltos e os prisioneiros, libertos”.
Medite diligentemente em cada passagem e exalte ao Emanuel, o Deus conosco, que redimiu Seu povo de seus pecados!