“E Ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nEle habitasse, e que, havendo por Ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dEle reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.” (Colossenses 1:18-20)
Os versículos de hoje carregam em si verdades que deveriam nos deixar prostrados em contínua adoração e gratidão ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois tratam da doutrina do Evangelho – a grande obra de nossa redenção por Cristo.
Jesus é “a cabeça do corpo, da igreja” porque Ele é o governante do Seu povo? Sim! Mas também quem direciona de maneira vital (assim como a cabeça ao corpo natural). Toda a graça e força originam em Jesus, e a Igreja é o seu corpo (confira Romanos 12:5; 1 Coríntios 12:27).
Jesus é “o princípio e o primogênito dentre os mortos”, ou seja, Ele é o princípio da nossa ressurreição, e o próprio primogênito. E isso não quer dizer apenas que Ele foi o primeiro a ressurgir dos mortos, mas que Ele foi o primeiro e o único que ressuscitou pelo seu próprio poder, “para que em tudo tenha a preeminência”.
Jesus é o nosso Redentor! Você já parou pra pensar sobre isso? Éramos escravos do pecado, sendo assim, se fomos remidos ou comprados, fomos remidos do pecado. E como isso ocorre? Por meio do perdão, do cancelamento da dívida (confira Efésios 1:7), e assim, “pelo sangue da sua cruz” fomos reconciliados com Deus!
Jesus é o Mediador da reconciliação, que alcança a paz e perdão para os pecadores, que os traz a um estado de amizade e favor no presente, e “reconcilia consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus” (confira Efésios 1:10). Portanto, Jesus é o detentor de toda a plenitude, pois assim foi da vontade do Pai, e podemos ter acesso a Ele por toda essa graça:
“De sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça!”
(João 1:16 NVT)
Amém!