“O Filho é a imagem do Deus invisível e é supremo sobre toda a criação. Pois, por meio dEle, todas as coisas foram criadas, tanto nos céus como na terra, todas as coisas que podemos ver e as que não podemos, como os tronos, reinos, governantes e as autoridades do mundo invisível. Tudo foi criado por meio dEle e para Ele.” (Colossenses 1:15,16 NVT)
Paulo escreve à igreja em Colossos que Jesus Cristo “é a imagem do Deus invisível”; ou seja, Jesus é perfeitamente Deus, e manifesta Deus aos homens com toda perfeição, de forma que pode ser visto e conhecido.
Podemos considerar também que, o que Paulo está dizendo é: Jesus é o retrato de Deus, nEle podemos ver as características pessoais e as marcas distintivas de Deus. Se desejamos saber como é Deus, devemos olhar para Jesus. Ele é a revelação plena e final de Deus em tal medida que não é necessário adicionar nada mais:
“O Filho irradia a glória de Deus, expressa de forma exata quem Deus é e, com sua palavra poderosa, sustenta todas as coisas. Depois de nos purificar de nossos pecados, sentou-se no lugar de honra à direita do Deus majestoso no céu.” (Hebreus 1:3 NVT).
Além disso, “o Filho é a imagem do Deus invisível” não como o homem criado à imagem de Deus, em suas faculdades naturais e domínio sobre as criaturas (confira Gênesis 1:27). Jesus é a expressa imagem de Deus, de modo que quem vê Jesus, vê o Pai, e sua glória é a glória do Unigênito do Pai:
“Assim, a Palavra se tornou ser humano, carne e osso, e habitou entre nós. Ele era cheio de graça e verdade. E vimos sua glória, a glória do Filho único do Pai.” (João 1:14 NVT)
“Jesus respondeu: ‘Filipe, estive com vocês todo esse tempo e você ainda não sabe quem eu sou? Quem me vê, vê o Pai! Então por que me pede para mostrar o Pai?’.” (João 14:9 NVT)
E, o que dizer que Jesus é “o primogênito de toda a criação”? Quer dizer que que o Filho é a primeira pessoa criada? Não, de forma alguma! Jesus é o “primogênito de toda a criação” porque a Ele pertence a mais alta honra, Ele é o herdeiro de todas as coisas, Ele é o agente da criação, por meio dEle o universo foi feito:
“E agora, nestes últimos dias, Ele [Deus] nos falou por meio do Filho, o qual Ele designou como herdeiro de todas as coisas e por meio de quem criou o universo.” (Hebreus 1:2 NVT)
Jesus é Criador, não criatura. A declaração de que “todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele” significa que Ele fez todas as coisas do nada: os anjos, os homens, o mundo e seus habitantes, todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez (confira João 1:3; Hebreus 11:3). Glória a Deus!