Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

Então voltou para a casa de seu pai.” (Lucas 15:20a NVT)

A terceira ilustração usada por Jesus no Evangelho segundo Lucas, capítulo 15, fala sobre a alegria do pai ao encontrar o filho que estava perdido.

“Jesus continuou: Um homem tinha dois filhos. O filho mais jovem disse ao pai: ‘Quero a minha parte da herança’, e o pai dividiu seus bens entre os filhos. Alguns dias depois, o filho mais jovem arrumou suas coisas e se mudou para uma terra distante, onde desperdiçou tudo que tinha por viver de forma desregrada.” (Lucas 15:11-13 NVT)

Jesus procura demonstrar a ingratidão, o pecado e a degradação do filho mais jovem. Ele prova que o filho não tinha interesse no bem-estar de seu pai e de sua família. O comportamento daquele filho ao pedir sua parte da herança antes da morte do pai era considerado não somente desrespeitoso, mas desleal!

A história continua mostrando como o egoísmo do filho o levou à ruína:

“Quando seu dinheiro acabou, uma grande fome se espalhou pela terra, e ele começou a passar necessidade. Convenceu um fazendeiro da região a empregá-lo, e esse homem o mandou a seus campos para cuidar dos porcos. Embora quisesse saciar a fome com as vagens dadas aos porcos, ninguém lhe dava coisa alguma.” (Lucas 15:14-16 NVT)

Em outras palavras, o filho acabou trabalhando para um estrangeiro em uma terra distante e teve que “cuidar dos porcos”, desejando até mesmo comer a comida daqueles animais para saciar sua fome. Foi quando, finalmente, o jovem caiu em si e disse:

“Até os empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui, morrendo de fome. Vou retornar à casa de meu pai e dizer: ‘Pai, pequei contra o céu e contra o senhor, e não sou mais digno de ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como seu empregado’.” (Lucas 15:17-19 NVT)

Aquele jovem estava numa situação lamentável muito tempo antes de chegar ao ponto de realmente compreender isso. Sua queda foi gradual, mas ele já estava distante do pai há muito tempo. Uma pessoa não cai subitamente na situação descrita aqui. Aquilo aconteceu aos poucos, quase sem que ele percebesse e, mesmo depois que aconteceu, aquele jovem levou algum tempo para “cair em si”.

Assim também acontece conosco: o processo é tão sutil que mal percebemos. Contemplamos nosso rosto no espelho todas as manhãs e não notamos as mudanças que estão ocorrendo. E, frequentemente, quando começamos a perceber a dura realidade da nossa situação, evitamos deliberadamente confrontá-la. Preferimos colocar tais pensamentos de lado e nos ocupar com outras coisas.

No entanto, o correto, é enfrentar a nossa situação com honestidade e sinceridade assim como o filho mais jovem “caiu em si”. Ele enfrentou a realidade, refletiu e compreendeu que seus problemas eram consequência direta de suas próprias ações: que ele fora um tolo, que não devia ter abandonado a casa de seu pai, e certamente não devia tê-lo tratado de maneira tão desrespeitosa. O jovem olhou para si mesmo e mal acreditou no que viu, mas encarou a situação de frente e “então voltou para a casa de seu pai.”

E você, já fez um autoexame hoje?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Estudo Bíblico nos Lares

Evangelho de João – A Encarnação do Verbo

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!