Leia Hebreus 9:27:
“Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo…”
Embora algumas pessoas afirmem crer na ressurreição de Cristo, elas têm incertezas em relação à reencarnação. Contudo, quando comparadas, fica evidente que a reencarnação não é compatível com os ensinamentos bíblicos e, portanto, não é coerente com a fé cristã.
Ressurreição significa ressurgir, voltar à vida. Em relação a Jesus, Ele ressuscitou após ter morrido e ficado três dias no sepulcro. Ele voltou a viver em seu corpo físico, que inclusive havia desaparecido do sepulcro (leia Mateus 28:5-7, Marcos 16:6, Lucas 24:3-4; João 20:1-2). Jesus ressuscitou em um corpo glorioso, e não voltou a morrer. Todos que ressuscitaram antes de Jesus experimentaram a morte novamente: o filho da viúva de Sarepta (leia 1 Reis 17:22), o filho da sunamita (leia 2 Reis 4:34), o defunto que foi lançado na cova de Eliseu (leia 2 Reis 13:21), o filho da viúva de Naim (leia Lucas 7:13-14), a filha de Jairo (leia Lucas 8:54-55), Lázaro (leia João 11:43-44), Dorcas (leia Atos 9:40), Êutico (leia Atos 20:9,10).
Reencarnação significa voltar a encarnar, descreve o retorno do espírito a um novo corpo físico após a morte. Cada nova encarnação representa uma oportunidade para o espírito se “purificar e evoluir”, deixando para trás os erros e as faltas cometidos em vidas passadas. Acredita-se que esse processo ocorre ao longo de várias encarnações, até que o espírito atinja a perfeição.
A reencarnação não é respaldada pelas Escrituras. Em Hebreus 9:27 está escrito que “aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo”, ou seja, após a morte receberemos a sentença final de Deus: salvação ou condenação (leia Lucas 16:22-23). Aqueles que forem condenados não terão uma segunda chance (nem por meio da reencarnação, nem por meio do purgatório) para alcançar a perfeição. A Bíblia ensina que Cristo morreu pelos nossos pecados, venceu a morte e nos concedeu a vida eterna (leia João 3:15,16). Se a reencarnação fosse verdadeira, por que precisaríamos de um Salvador? A ressurreição de Cristo é uma parte fundamental da pregação do Evangelho em todos os tempos. A esperança dos cristãos em uma ressurreição futura está firmemente baseada na ressurreição de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
“…Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.”
(1 Coríntios 15:3,4)
Portanto, se você é um genuíno cristão, não confunda ressurreição com reencarnação!