👨 Por: Leonardo Miranda
No texto anterior expus a origem, a história e o conceito de educação cristã finalizando com a sua intencionalidade. Em seu objetivo a educação cristã é confiável e viável justamente por possuir bases legitimadoras da verdade, sendo estas encontradas na história, na filosofia e na própria teologia, ao ponto de realmente ser possível estudar qualquer conteúdo à luz das Escrituras. E é isto que intencionamos resgatar! Para tanto adotamos uma cosmovisão cristã e fazemos uso de três instrumentos de trabalho educacional: a Escola Bíblica Dominical (EBD), o Estudo Bíblico aberto à igreja local e o Seminário Teológico. E neste segundo texto da série veremos sobre a importância da Escola Bíblica dominical.
Vamos começar com um pouco de história. A EBD foi fundada em 20 de julho de 1780 na cidade de Gloucester, na Inglaterra. Na época, o local sofria com a desigualdade social e o analfabetismo da maioria de sua população. Como ainda não havia escolas públicas, as crianças pobres trabalhavam 12 horas por dia nas fábricas da região. O único dia livre era o domingo e elas ficavam nas ruas, sem nenhum tipo de supervisão e cuidado.
O jornalista Robert Raikes passou a se incomodar com o comportamento dos jovens, que mesmo com pouca idade já xingavam e se agrediam. Ao perceber que por esse caminho as crianças não teriam um bom futuro, Raikes teve a ideia de criar uma escola que funcionasse aos domingos e ensinasse fundamentos cristãos, boas maneiras, moral e civismo. Em sua dedicação, o jornalista conseguiu o apoio de algumas senhoras que iam às casas explicar sobre o trabalho e convencer os pais da importância do ensino para os jovens. O trabalho cresceu e em três anos já haviam sete escolas com média de 30 alunos cada. A transformação a longo prazo foi tão grande que em 12 anos não existia nenhum criminoso para ser julgado.
Com base em sua origem, a intenção inicial da EBD era afastar os jovens da criminalidade. Note que não foi um propósito evangelístico propriamente, mas se tornou pela mentalidade e cosmovisão de Raikes. Em nossa tentativa de resgate do valor da Escola Bíblica listamos alguns argumentos sobre a sua importância na colaboração da formação educacional dos cristãos hoje.
Devemos frequentar a EBD porque:
- 1) ela nos proporciona formação moral, social e espiritual, seus conteúdos envolvem Teologia Ortodoxa e Teologia pública;
- 2) ela nos proporciona praticar a comunhão estimulada pelas Escrituras, desenvolvemos novas amizades e companheirismo;
- 3) ela nos capacita para a prática cristã cotidiana diante das questões particulares e públicas;
- 4) ela nos proporciona crescimento pessoal através dos relatos nas trocas de experiência. O resultado não é outro senão nosso crescimento espiritual.
Eis, então, a importância da Escola Bíblica Dominical, trata-se de um meio para alcançarmos a intenção da educação cristã: a formação para a vida com Deus, com o próximo e com o mundo. Você já tinha esta consciência? Pense nisso e torne-se um aluno da EBD na Igreja Batista em Cristo!