“Pois as Escrituras afirmam que Deus disse ao faraó: ‘Eu o coloquei em posição de autoridade com o propósito de mostrar em você meu poder e propagar meu nome por toda a terra’. Como podem ver, Ele escolhe ter misericórdia de alguns e endurecer o coração de outros.” (Romanos 9:17-18 NVT)
Qualquer bem que venha de Deus para o homem deve ser atribuído exclusivamente à livre graça e misericórdia dEle. Assim, o que distingue o crente do incrédulo é, puramente, a graça de Deus. Aplicando essa regra geral ao caso específico que Paulo aborda em Romanos 9, os gentios – sem mérito ou dignidade – são enxertados na Igreja; enquanto muitos judeus perecerão na incredulidade. Isso não se deve à superioridade dos gentios ou à sua predisposição para receber o favor de Deus, mas sim à graça!
Paulo usa o faraó para ilustrar aqueles que perecem na incredulidade:
“Pois as Escrituras afirmam que Deus disse ao faraó: ‘Eu o coloquei em posição de autoridade com o propósito de mostrar em você meu poder e propagar meu nome por toda a terra’.” (confira Êxodo 9:16)
Deus, em sua soberania, “fez tudo com propósito, até mesmo o perverso para o dia da calamidade” (Provérbios 16:4 NVT), demonstrando Seu poder ao confundir o orgulho daqueles que resistem a Ele. A arrogância de faraó, por exemplo, reverberou em glória e louvor a Deus (confira Êxodo 15:9-12).
“Como podem ver, Ele escolhe ter misericórdia de alguns e endurecer o coração de outros”.
Alguns distorcem esse versículo para afirmar que Deus escolhe condenar alguns e salvar outros, mas o contexto indica o contrário, mostrando que Deus salva tanto judeus quanto gentios igualmente. Pois a culpa de todo homem – judeu ou gentio – é o pecado, sendo a morte sua consequência:
“Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12 NVT)
Assim, a justiça de Deus condenaria a todos — judeus e gentios — se Jesus não tivesse aplacado a ira divina e, por meio de Sua morte, redimido os eleitos, unindo tanto judeus quanto gentios em um só povo:
“Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava. Ele acabou com o sistema da lei, com seus mandamentos e ordenanças, promovendo a paz ao criar para si, desses dois grupos, uma nova humanidade. Assim, Ele os reconciliou com Deus em um só corpo por meio de sua morte na cruz, eliminando a inimizade que havia entre eles.”
(Efésios 2:14-16 NVT)