Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Pois as Escrituras afirmam que Deus disse ao faraó: ‘Eu o coloquei em posição de autoridade com o propósito de mostrar em você meu poder e propagar meu nome por toda a terra’. Como podem ver, Ele escolhe ter misericórdia de alguns e endurecer o coração de outros.” (Romanos 9:17-18 NVT)

Qualquer bem que venha de Deus para o homem deve ser atribuído exclusivamente à livre graça e misericórdia dEle. Assim, o que distingue o crente do incrédulo é, puramente, a graça de Deus. Aplicando essa regra geral ao caso específico que Paulo aborda em Romanos 9, os gentios – sem mérito ou dignidade – são enxertados na Igreja; enquanto muitos judeus perecerão na incredulidade. Isso não se deve à superioridade dos gentios ou à sua predisposição para receber o favor de Deus, mas sim à graça!

Paulo usa o faraó para ilustrar aqueles que perecem na incredulidade:

“Pois as Escrituras afirmam que Deus disse ao faraó: ‘Eu o coloquei em posição de autoridade com o propósito de mostrar em você meu poder e propagar meu nome por toda a terra’.” (confira Êxodo 9:16)

Deus, em sua soberania, “fez tudo com propósito, até mesmo o perverso para o dia da calamidade” (Provérbios 16:4 NVT), demonstrando Seu poder ao confundir o orgulho daqueles que resistem a Ele. A arrogância de faraó, por exemplo, reverberou em glória e louvor a Deus (confira Êxodo 15:9-12).

“Como podem ver, Ele escolhe ter misericórdia de alguns e endurecer o coração de outros”.

Alguns distorcem esse versículo para afirmar que Deus escolhe condenar alguns e salvar outros, mas o contexto indica o contrário, mostrando que Deus salva tanto judeus quanto gentios igualmente. Pois a culpa de todo homem – judeu ou gentio – é o pecado, sendo a morte sua consequência:

“Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram.” (Romanos 5:12 NVT)

Assim, a justiça de Deus condenaria a todos — judeus e gentios — se Jesus não tivesse aplacado a ira divina e, por meio de Sua morte, redimido os eleitos, unindo tanto judeus quanto gentios em um só povo:

“Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava. Ele acabou com o sistema da lei, com seus mandamentos e ordenanças, promovendo a paz ao criar para si, desses dois grupos, uma nova humanidade. Assim, Ele os reconciliou com Deus em um só corpo por meio de sua morte na cruz, eliminando a inimizade que havia entre eles.”

(Efésios 2:14-16 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!