“Antes deles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus (essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas conforme os propósitos dEle e as chama sem levar em conta as obras que praticam), foi dito a Rebeca: ‘Seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo’.” (Romanos 9:11-12 NVT)
Amar a glória de Deus implica, também, amar os seus decretos. “Decreto divino” é o termo geral, e refere-se ao “plano de Deus em toda a criação”. Os decretos de Deus são o seu eterno propósito de acordo com o conselho da Sua vontade, pelo qual, para Sua própria glória, Ele predestinou tudo que acontece, inclusive em relação à salvação.
O contexto dos versículos de hoje aborda a fidelidade de Deus às suas promessas, mesmo quando não são compreendidas pelos homens. Paulo destaca que não basta ser descendente físico de Abraão para ser considerado parte da família de Deus, como demonstrado no caso de Ismael e Isaque (confira Romanos 9:6-8). Logo, nem todos os descendentes físicos de Abraão são considerados filhos de Deus, mas apenas os filhos da promessa.
Do mesmo modo, os filhos de Isaque também são mencionados nessa nova ilustração feita por Paulo:
“Os dois bebês lutavam um com o outro no ventre de Rebeca, de modo que ela consultou o Senhor a esse respeito. ‘Por que isso está acontecendo comigo?’, perguntou ela. O Senhor respondeu: ‘Os filhos em seu ventre se tornarão duas nações. Desde o começo, elas serão rivais. Uma nação será mais forte que a outra, e seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo’.”
(Gênesis 25:22-23 NVT)
Assim, não fazia parte do propósito de Deus que Sua promessa feita a Isaque fosse cumprida por Esaú. Deus escolheu Jacó em posição superior a Esaú antes que ambos nascessem. Antes que tivessem feito bem ou mal, a escolha já havia sido feita. Essa escolha não estava baseada em qualquer obra de Jacó, mas unicamente no Deus que fez o chamado baseado em Sua graça.
“Antes deles nascerem, porém, antes mesmo de terem feito qualquer coisa boa ou má, ela recebeu uma mensagem de Deus (essa mensagem mostra que Deus escolhe as pessoas conforme os propósitos dEle e as chama sem levar em conta as obras que praticam), foi dito a Rebeca: ‘Seu filho mais velho servirá a seu filho mais novo’.”
Portanto, essas ilustrações demonstram que a salvação não é obtida por méritos próprios, mas são dádivas da graça de Deus:
“Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar.” (Efésios 2:8-9 NVT)