Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria.” (Colossenses 3:5 NVT)

Os fundamentos da nossa santificação, até aqui apresentados, ganham agora contornos práticos. Paulo nos exorta a mortificar o pecado, o grande empecilho na busca pelas “coisas do alto”. Visto que nosso dever é manter o foco nas realidades celestiais, também devemos subjugar os hábitos pecaminosos da mente que nos inclinam ao erro. Paulo especifica:

“Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria.”

Sem dúvida, tudo que foi citado por Paulo estão relacionadas com as “coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de nós”. Se não fôssemos seres sexuados não haveria para nós “imoralidade sexual”. Mas é crucial lembrar que o mal não reside na sexualidade em si! Somos impuros não por sermos homens e mulheres, ou por termos um corpo físico!

“Pois, de dentro, do coração da pessoa, vêm maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio, adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnias, orgulho e insensatez. Todas essas coisas desprezíveis vêm de dentro; são elas que os contaminam.” (Marcos 7:21-23 NVT)

O problema não é a sexualidade em si, mas sim vivê-la fora dos padrões estabelecidos pelo Criador, o que gera sofrimento e culpa. Fazem parte das coisas pecaminosas também os processos ocultos do coração: “impureza, paixão sensual e os desejos maus” – as diversas operações dos desejos carnais que se opõem à vida cristã. Logo, o que é pecaminoso não é o corpo ou a vida física em um mundo terreno, mas sim o coração deturpado, separado de Deus.

E visto que, para muitos, a vida se resume à busca pelo sustento, Paulo também menciona a “ganância, que é idolatria”. Ou seja, um amor desordenado pelos bens e prazeres deste mundo, que brota de uma valorização excessiva por parte da mente. Esse amor desmedido impede o uso e o prazer adequados dos bens presentes e gera um medo ansioso e uma tristeza exagerada com, até mesmo, a possibilidade de perdê-los.

A “imoralidade sexual, a impureza, a paixão sensual, os desejos maus e a ganância, que é idolatria” trazem consigo grande perversidade e provoca a Deus de maneira mais profunda do que normalmente imaginamos. Por isso, com profunda seriedade Paulo enfatiza:

“É por causa desses pecados que vem a ira de Deus.” (Colossenses 3:6 NVT)

Portanto, é preciso lembrar que a verdadeira santificação vem unicamente pela graça. Por meio da graça, podemos crer que, ao morrer, Jesus levou consigo o nosso “eu”. E, por causa de Cristo, torna-se possível “fazer morrer” todas essas coisas.

Louvado seja Deus pelo auxílio do Espírito Santo em nosso processo de santificação! Por meio dEle, o “fazer morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de nós” é algo que podemos exercer hoje, amanhã e a cada dia, tão certo como pela fé vivemos como pessoas que “morreram para esta vida, e agora nossa verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:3 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

😷 Utilize Máscara

Em casos de gripe ou resfriado

Culto de Adolescentes

#nagaragem

Culto de Jovens

Imago Dei “A Imagem de Deus nas Emoções”

Gincana Escola Bíblica

Finalização do Semestre

Nova Turma: Fundamentos da Fé Batista

Faça já a sua inscrição!

Nova Classe: Nova Vida em Cristo

Faça já a sua inscrição!

Noite de Estudo Bíblico

“Carta de Paulo a Tito e os Nativos Digitais”

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.