Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria.” (Colossenses 3:5 NVT)

Os fundamentos da nossa santificação, até aqui apresentados, ganham agora contornos práticos. Paulo nos exorta a mortificar o pecado, o grande empecilho na busca pelas “coisas do alto”. Visto que nosso dever é manter o foco nas realidades celestiais, também devemos subjugar os hábitos pecaminosos da mente que nos inclinam ao erro. Paulo especifica:

“Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria.”

Sem dúvida, tudo que foi citado por Paulo estão relacionadas com as “coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de nós”. Se não fôssemos seres sexuados não haveria para nós “imoralidade sexual”. Mas é crucial lembrar que o mal não reside na sexualidade em si! Somos impuros não por sermos homens e mulheres, ou por termos um corpo físico!

“Pois, de dentro, do coração da pessoa, vêm maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio, adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnias, orgulho e insensatez. Todas essas coisas desprezíveis vêm de dentro; são elas que os contaminam.” (Marcos 7:21-23 NVT)

O problema não é a sexualidade em si, mas sim vivê-la fora dos padrões estabelecidos pelo Criador, o que gera sofrimento e culpa. Fazem parte das coisas pecaminosas também os processos ocultos do coração: “impureza, paixão sensual e os desejos maus” – as diversas operações dos desejos carnais que se opõem à vida cristã. Logo, o que é pecaminoso não é o corpo ou a vida física em um mundo terreno, mas sim o coração deturpado, separado de Deus.

E visto que, para muitos, a vida se resume à busca pelo sustento, Paulo também menciona a “ganância, que é idolatria”. Ou seja, um amor desordenado pelos bens e prazeres deste mundo, que brota de uma valorização excessiva por parte da mente. Esse amor desmedido impede o uso e o prazer adequados dos bens presentes e gera um medo ansioso e uma tristeza exagerada com, até mesmo, a possibilidade de perdê-los.

A “imoralidade sexual, a impureza, a paixão sensual, os desejos maus e a ganância, que é idolatria” trazem consigo grande perversidade e provoca a Deus de maneira mais profunda do que normalmente imaginamos. Por isso, com profunda seriedade Paulo enfatiza:

“É por causa desses pecados que vem a ira de Deus.” (Colossenses 3:6 NVT)

Portanto, é preciso lembrar que a verdadeira santificação vem unicamente pela graça. Por meio da graça, podemos crer que, ao morrer, Jesus levou consigo o nosso “eu”. E, por causa de Cristo, torna-se possível “fazer morrer” todas essas coisas.

Louvado seja Deus pelo auxílio do Espírito Santo em nosso processo de santificação! Por meio dEle, o “fazer morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de nós” é algo que podemos exercer hoje, amanhã e a cada dia, tão certo como pela fé vivemos como pessoas que “morreram para esta vida, e agora nossa verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus” (Colossenses 3:3 NVT).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!