“Pois vocês morreram para esta vida, e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3:3 NVT)
Em sua exortação aos colossenses, Paulo aprofunda os fundamentos da vida distinta que os cristãos devem ter. Ele esclarece que nossa retidão não se baseia meramente na adesão a normas éticas elevadas, mas sim na morte e sepultamento da nossa realidade anterior (confira Romanos 6:1-2; 2 Coríntios 5:14-15).
Paulo afirma que, visto que os colossenses “morreram para esta vida, agora a sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus”. Para compreendermos essa declaração, imaginemos o sepultamento de um corpo, onde este é “escondido” na terra, rompendo definitivamente seus laços com o mundo. Paulo, portanto, enfatiza o fim abrupto do antigo estilo de vida dos colossenses (marcado pela incredulidade), dando início à experiência presente da conversão e do batismo.
“Pois, pelo batismo, morremos e fomos sepultados com Cristo. E, assim como Ele foi ressuscitado dos mortos pelo poder glorioso do Pai, agora nós também podemos viver uma nova vida.” (Romanos 6:4 NVT)
A palavra “escondida” também pode ser interpretada como proteção. Ao dizer que a verdadeira vida do cristão está escondida com Cristo, Paulo ensina que a vida dos santos está sob a guarda de Deus, inacessível a qualquer ameaça capaz de destruí-la ou anulá-la.
“Minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas nunca morrerão. Ninguém pode arrancá-las de minha mão, pois meu Pai as deu a mim, e Ele é mais poderoso que todos. Ninguém pode arrancá-las da mão de meu Pai. O Pai e eu somos um.” (João 10:27-30 NVT)
Assim, podemos entender que, embora tenhamos morrido para esta vida, agora desfrutamos de uma vida gloriosa e verdadeira, ainda que invisível no momento presente, oculta aos olhos do mundo. No entanto, o texto afirma que ela está “com Cristo em Deus”, pois nosso Salvador, ao lado do Pai, vive em plena participação dessa vida, visto que “Deus o elevou ao lugar de mais alta honra e lhe deu o nome que está acima de todos os nomes” (Filipenses 2:9 NVT). Ademais, “quando Cristo, que é sua vida, for revelado ao mundo inteiro, vocês participarão de sua glória” (Colossenses 3:4 NVT).
Portanto, se a verdadeira vida dos cristãos está hoje escondida, essa não é uma condição permanente! O Senhor se revelará ao mundo em Sua plenitude e, nesse momento, os cristãos serão manifestados com Ele em glória!
“Ele tomará nosso frágil corpo mortal e o transformará num corpo glorioso como o dele, usando o mesmo poder com o qual submeterá todas as coisas a Seu domínio.” (Filipenses 3:21 NVT)
Soli Deo Gloria