“Eles não estão ligados a Cristo, que é a cabeça do corpo. Unido a Ele por meio de suas juntas e seus ligamentos, o corpo cresce à medida que é nutrido por Deus.” (Colossenses 2:19 NVT)
O apóstolo Paulo prossegue advertindo os cristãos em Colossos contra a influência dos falsos mestres que desejavam aprisioná-los em leis que Cristo já havia libertado:
“Não aceitem a condenação daqueles que insistem numa humildade fingida e na adoração de anjos e que alegam ter visões a respeito dessas coisas. A mente pecaminosa deles os tornou orgulhosos.” (Colossenses 2:18 NVT)
Os falsos mestres tentavam aprisionar os cristãos colossenses nas observâncias externas do judaísmo, meras sombras da realidade que se cumpriria em Cristo. Paulo os acusa de “humildade fingida”, pois sua busca por experiências espirituais ou ênfase em obras para a salvação revelava, na verdade, “mente pecaminosa e orgulho”, recusando-se a aceitar o plano de Deus em Cristo.
“Eles não estão ligados a Cristo, que é a cabeça do corpo. Unido a Ele por meio de suas juntas e seus ligamentos, o corpo cresce à medida que é nutrido por Deus.”
Sendo Jesus “a cabeça do corpo”, Ele deve continuar sendo o principal. No entanto, para os falsos mestres, a questão da liderança de Cristo é substituída pela “humildade fingida e pela adoração de anjos e visões a respeito dessas coisas”. Se os colossenses seguissem tais ideias, seriam afastados de Cristo, perdendo seu crescimento espiritual.
“Vocês morreram com Cristo, e Ele os libertou dos princípios espirituais deste mundo. Então por que continuar a seguir as regras deste mundo, que dizem: ‘Não mexa! Não prove! Não toque!’?” (Colossenses 2:20-21 NVT)
Os crentes em Cristo Jesus não precisam de esforços legalistas de santificação, pois já estão separados do mundo com clareza e nitidez infinitamente maiores: estão mortos com Cristo e libertos dos princípios espirituais deste mundo. Além disso, “essas regras não passam de ensinamentos humanos sobre coisas que se deterioram com o uso” (Colossenses 2:22 NVT).
O mundo, com toda prática que é contrária a Deus, não preenche mais a mente e os anseios de um cristão genuíno. Elas “podem até parecer sábias, pois exigem devoção, abnegação e rigorosa disciplina física, mas em nada contribuem para vencer os desejos da natureza pecaminosa” (Colossenses 2:23 NVT).
Em tudo que lemos no capítulo 2 de Colossenses, percebemos que Paulo não exaltou a si mesmo ou a outros homens, mas sempre apontou para Jesus como a fonte de tudo: sabedoria, conhecimento e a verdadeira santificação, que nos capacita a vencer os desejos da nossa natureza pecaminosa. Libertos de rituais vazios, jamais devemos voltar a nos submeter a eles!
Portanto…
“Não perca tempo discutindo mitos profanos e crendices absurdas. Em vez disso, exercite-se na devoção. ‘O exercício físico tem algum valor, mas exercitar-se na devoção é muito melhor, pois promete benefícios não apenas nesta vida, mas também na vida futura’.” (1 Timóteo 4:7-8 NVT)