“Trabalhem com afinco a sua salvação, obedecendo a Deus com reverência e temor. Pois Deus está agindo em vocês, dando-lhes o desejo e o poder de realizarem aquilo que é do agrado dEle.” (Filipenses 2:12,13 NVT)
Estes versículos são parte da carta escrita por Paulo à Igreja em Filipos, uma comunidade que, embora temente a Deus, enfrentava problemas como orgulho e desunião. O apóstolo enfatiza a importância da unidade ao longo da carta, mencionando, por exemplo, Evódia e Síntique, duas mulheres aparentemente em conflito (confira Filipenses 4:2,3). Ele amava os irmãos dessa comunidade e os corrigia para evitar retrocessos no processo de santificação.
“Trabalhem com afinco a sua salvação, obedecendo a Deus com reverência e temor.”
Paulo exorta os filipenses, e todos nós, a cooperar no processo de santificação, seguindo a Jesus e esforçando-se em obediência à Sua Palavra, visando a ter uma vida cristã santa e irrepreensível. Essa cooperação deve ser acompanhada pela alegria em saber que:
“Deus está agindo em vocês, dando-lhes o desejo e o poder de realizarem aquilo que é do agrado dEle.”
É Deus quem está ativamente envolvido em nossas vidas, pois Ele sabe que, por nós mesmos, não teríamos condições de fazer a Sua vontade. Dessa forma, é o Espírito Santo, com quem fomos selados (confira Efésios 1:13), quem habita em nós e nos dá o poder para fazer o que o Senhor ordena.
Assim, há um perfeito equilíbrio: somos exortados a trabalhar com afinco, mas é Deus quem está agindo em nós, capacitando-nos tanto para querer quanto para realizar. Ou seja, a responsabilidade humana não anula a Soberania de Deus, assim como a Soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. Portanto, todos os crentes são chamados a se esforçar e ser diligentes em viver uma vida santa; trabalhando não pela salvação, mas em sua salvação, enquanto caminham em busca da santidade e em direção à consumação da fé.
“Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo que contamina o corpo ou o espírito, tornando-nos cada vez mais santos porque tememos a Deus.” (2 Coríntios 7:1 NVT)
A ideia de que “viver a vida cristã em santidade não exige esforço algum, pois o poder deve vir de Cristo”, é uma interpretação errônea das Escrituras. A Palavra de Deus exorta todo aquele que foi salvo a viver diligentemente. Não estamos dizendo que devemos nos esforçar para sermos salvos, mas sim porque já fomos salvos!