“Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo.” (Romanos 10:17 NVT)
Deus é Aquele que envia, e nós somos os mensageiros enviados. Como temos respondido a esse chamado? Estamos levando as boas novas com a mesma dedicação e zelo que o profeta atribui ao Messias em Isaías 52:7?
Isaías fala dos “pés do mensageiro” – o Messias; Paulo, em Romanos 10:15, menciona os “pés dos mensageiros”. Isso significa que nosso Senhor e Salvador já veio e proclamou as boas novas; agora, como Igreja, é nosso privilégio e responsabilidade anunciar o Evangelho ao mundo perdido. O ministério de pregar a Cristo deve ser considerado uma grande honra para nós.
“Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo.”
Ao citar Isaías, Paulo destaca que a fé surge da mensagem ouvida, e essa mensagem é a Palavra sobre o Messias. Assim, ele conclui que a fé vem através da audição, ou seja, ouvir “a respeito de Cristo”. No entanto, simplesmente ouvir com os ouvidos não é suficiente. É necessário ouvir com o coração e a mente, buscando a verdade de Deus; portanto, a audição aqui não se limita aos ouvidos.
Paulo prossegue:
“Mas eu pergunto: ‘o povo de Israel ouviu, de fato, a mensagem?’ Sim, eles ouviram: ‘Sua mensagem chegou a toda a terra, e suas palavras alcançaram os confins do mundo’.” (Romanos 10:18 NVT)
Tanto judeus quanto gentios ouviram a pregação do Evangelho. Paulo usa Salmos 19:4 para enfatizar que a “mensagem chegou a toda a terra”. No entanto, é importante notar que as palavras dos primeiros versículos (Salmos 19:1-6) não se referem à revelação especial (o Evangelho), mas à revelação geral de Deus (na Criação). Mas, os versículos seguintes (Salmos 19:7-14) referem-se à revelação especial. Assim, ao citar esse salmo, Paulo implica que todo seu conteúdo abrange toda a revelação, tanto geral quanto especial.
O que Paulo quer dizer é que, se mesmo aqueles sem a revelação especial “ouviram” a mensagem da glória de Deus na criação, quanto mais aqueles que possuem a revelação especial! Eles ouviram, sim, a mensagem. Além disso, a revelação especial da graça salvadora de Cristo está agora se espalhando pela terra.
“Assim, Deus mostra do céu sua ira contra todos que são pecadores e perversos, que por sua maldade impedem que a verdade seja conhecida. Sabem a verdade a respeito de Deus, pois Ele a tornou evidente. Por meio de tudo que Ele fez desde a criação do mundo, podem perceber claramente seus atributos invisíveis: seu poder eterno e sua natureza divina. Portanto, não têm desculpa alguma!” (Romanos 1:18-20 NVT)