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“Nesse sentido, não há diferença entre judeus e gentios, uma vez que ambos têm o mesmo Senhor, que abençoa generosamente todos que o invocam. Pois ‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo’.” (Romanos 10:12-13 NVT)

Quando, na plenitude dos tempos, Deus envia seu Filho nascido de mulher e sob a lei, e este Filho cumpre perfeitamente toda a lei, Ele encerra, coloca um ponto final na lei e estabelece uma Nova Aliança baseada na fé. Isso não quer dizer que a lei foi abolida, mas Paulo esclarece que a lei nunca teve o propósito de justificar, mas que a justificação sempre foi obtida pela fé.

Paulo também fala sobre a importância de confessar Jesus para a salvação (confira Romanos 10:9-10). Esta confissão possui dois aspectos: um interno (“crer no coração”) e outro externo (“confessar com a boca”). Além disso, há dois aspectos da confissão: primeiro, que “Jesus é o Senhor”, e segundo que “Deus o ressuscitou dos mortos”. Estas são afirmações profundas; você já refletiu sobre isso?

Dizer que pertencemos a Jesus não é algo que devemos fazer sem entender plenamente o que isso significa. Nós pertencemos a Ele! Portanto, Ele tem o direito de fazer conosco o que quiser, quando quiser. Antes de confessarmos, também precisamos crer em nosso coração que Deus ressuscitou Jesus dos mortos. Ou seja, Cristo morreu para pagar o preço dos nossos pecados, nos redimiu, e Deus o ressuscitou, dando-lhe vitória sobre a morte e estabelecendo seu reinado eterno. Paulo enfatiza que:

“Nesse sentido, não há diferença entre judeus e gentios, uma vez que ambos têm o mesmo Senhor, que abençoa generosamente todos que o invocam.”

Paulo retoma seu tema anterior, mostrando que assim como não há distinção entre judeus e gentios em relação ao pecado, Deus também não faz distinção ao oferecer salvação pela graça a todos os crentes, independentemente de sua origem (confira Romanos 3:22-24, 29-30; Gálatas 3:28).

“Pois todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”

Assim, a profecia de Joel 2:32 sobre a salvação de Israel pode ser cumprida também entre os gentios, quando estes se identificam e creem em Jesus. Nesse contexto, Paulo faz uma série de perguntas:

“Mas como poderão invocá-Lo se não crerem nEle? E como crerão nEle se jamais tiverem ouvido a seu respeito? E como ouvirão a seu respeito se ninguém lhes falar? E como alguém falará se não for enviado? Por isso as Escrituras dizem: ‘Como são belos os pés dos mensageiros que trazem boas-novas!’.”

(Romanos 10:14-15 NVT)

Para Paulo, Cristo é o verdadeiro pregador do Evangelho, que chama os seus eleitos por meio da proclamação feita pelos seus servos (João 10:16; Efésios 2:17). Assim, as pessoas são enviadas, pregam o Evangelho, os incrédulos ouvem, creem, invocam o nome do Senhor, confessam publicamente e são salvos! No entanto…

“Nem todos, porém, aceitam as boas-novas, pois o profeta Isaías disse: ‘Senhor, quem creu em nossa mensagem?’. Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo.” (Romanos 10:16-17 NVT)

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