Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“Até que só restou um: seu filho muito amado. Por fim, o dono o enviou, pois pensou: ‘Certamente respeitarão meu filho’.” (Marcos 12:6 NVT)

O versículo de hoje faz parte do contexto em que Jesus conta a Parábola dos Lavradores Maus. É importante destacar que esta parábola foi contada durante a semana da Páscoa, em Jerusalém. Naqueles dias, a cidade estava repleta de peregrinos judeus que vinham celebrar a festa no Templo. Jesus estava ensinando Seus discípulos e, ao mesmo tempo, confrontando os líderes religiosos.

“Então Jesus começou a lhes ensinar por meio de parábolas: Um homem plantou um vinhedo. Construiu uma cerca ao seu redor, um tanque de prensar e uma torre para o guarda. Depois, arrendou o vinhedo a alguns lavradores e partiu para um lugar distante.” (Marcos 12:1 NVT)

Observemos a generosidade de Deus para com a nação de Israel: o Senhor tratou Israel como um campo que Ele separa e cerca para torná-lo uma “vinha”. Também lhes deu leis, ordenanças e removeu outras nações. Deus esperava frutos doces de Israel, mas Israel só produziu uvas amargas (confira Isaías 5:1-7).

“No tempo da colheita da uva, enviou um de seus servos para receber sua parte da produção. Os lavradores agarraram o servo, o espancaram e o mandaram de volta de mãos vazias. Então o dono da terra enviou outro servo, mas eles o insultaram e bateram na cabeça dele. O próximo servo que ele mandou foi morto. Outros servos que ele enviou foram espancados ou mortos.” (Marcos 12:2-5 NVT)

Perceba que o dono da vinha não foi impaciente em suas demandas, nem exigiu demais, mas enviou os servos no momento oportuno, “no tempo da colheita da uva”. Assim, servo após servo foi enviado a Israel em busca de frutos e foi rejeitado. Ao longo dos séculos, Deus enviou Seus profetas para falar ao povo, mas eles recusaram a mensagem e, além disso, perseguiram e mataram Seus mensageiros.

“Até que só restou um: seu filho muito amado. Por fim, o dono o enviou, pois pensou: ‘Certamente respeitarão meu filho’.”

Por fim, o dono da vinha enviou seu filho amado, mas ao invés de respeitá-lo, os lavradores o odiaram. Como Jesus fez suas exigências com muito mais autoridade do que os profetas, os lavradores (representados pelos líderes religiosos na parábola) ficaram ainda mais enfurecidos contra Ele e decidiram matá-lo, para monopolizar o poder.

“Os lavradores, porém, disseram uns aos outros: ‘Aí vem o herdeiro da propriedade. Vamos matá-lo e tomar posse desta terra!’. Então o agarraram, o mataram e jogaram seu corpo para fora do vinhedo.” (Marcos 12:7-8 NVT)

Talvez você, assim como eu, pode estar pensando: “Quanta ingratidão! Quanta maldade!”. Mas, se deixarmos de lado o pecado desses lavradores e olharmos para nós mesmos, perceberemos que também deveríamos ser gratos pela paciência de Deus para conosco. Ele não nos tem tratado segundo nossos pecados; contudo, muitas vezes, temos sido ingratos diante de tanta bondade. Não há outra verdade tão pouco reconhecida quanto o profundo engano do coração humano! Portanto, que essa parábola nos sirva de lembrete permanente, “pois, em breve virá Aquele que está para vir; e não se atrasará!” (Hebreus 10:37 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Escola Bíblica (Quinta)

“A Nova Jerusalém: Nossa Morada Eterna”

Culto dos Adolescentes

#naigreja

Culto de Jovens

Imago Dei

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!