Leia Lucas 1:32-33:
“Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi, e Ele reinará sobre Israel para sempre; seu Reino jamais terá fim!”
No evangelho segundo Lucas, Cristo é apresentado como Filho do Homem e todo o relato serve para destacar esse fato. Lucas intenciona anunciar Jesus como o Homem perfeito e, para isso, menciona sobre “o trono de seu antepassado Davi” e traz a genealogia de Jesus até Adão, o primeiro homem, ao contrário de Mateus que se limita até Abraão (Lucas 3:23-38).
Assim, como os dois primeiros evangelistas que escreveram a um povo específico – Marcos para os romanos, e Mateus para os judeus – Lucas escreve aos gentios e é o único autor que conta, em sua narrativa, qual o método usado na sua composição (leia Lucas 1:1-4). O foco de Lucas era dar ênfase à natureza humana de Jesus, por isso, ele descreve com detalhes:
- A concepção virginal de Jesus no ventre de Maria (leia Lucas 1:26-35).
- O nascimento de Jesus (leia Lucas 2:6-7).
- A circuncisão de Jesus, o recebimento do nome que o anjo já havia anunciado e a apresentação de Jesus no Templo em Jerusalém (leia Lucas 2:21-24).
- O crescimento do corpo humano de Jesus (leia Lucas 2:40,42,52).
- O batismo de Jesus (leia Lucas 3:21-22).
Há quanto tempo você não lê sobre os relatos acerca do Filho do homem? Não perca esta oportunidade! Ore, leia, medite e, como Maria, louve o Nome do nosso Senhor e Salvador Jesus, o Cristo:
“A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador!”