Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“‘Minha alma está profundamente triste, a ponto de morrer’, disse Jesus. ‘Fiquem aqui e vigiem’.” (Marcos 14:34 NVT)

A narrativa que se segue ocorreu no jardim do Getsêmani. Através dela, podemos perceber o quão intensamente nosso Senhor experimentou o peso do pecado da humanidade. A afirmação de Jesus sobre a profunda tristeza em Sua alma não foi por medo dos sofrimentos físicos da morte, mas devido ao fardo esmagador da culpa humana que começava a se abater sobre Ele. Estamos tão habituados a ouvir e declarar que Cristo tomou sobre Si nossos pecados que raramente paramos para refletir de maneira mais profunda sobre isso.

“Ele avançou um pouco e curvou-se até o chão. Então orou para que, se possível, a hora que o esperava fosse afastada dEle.” (Marcos 14:35 NVT)

Jesus estava levando sobre Si toda a maldição em nosso lugar, conforme a aliança que Ele viera ratificar. Aquele que não conheceu pecado estava sendo feito pecado por nós. Portanto, se tivéssemos as lembranças do Getsêmani mais vívidas em nós, não trataríamos o pecado de maneira tão leviana e descuidada.

No momento que Sua alma “está profundamente triste, a ponto de morrer”, encontramos nosso Senhor e Salvador orando:

“‘Aba, Pai, tudo é possível para ti. Peço que afastes de mim este cálice. Contudo, que seja feita a tua vontade, e não a minha’.” (Marcos 14:36 NVT)

Somos informados duas vezes que, ao sentir profunda tristeza em Sua alma, Jesus orou. Esse comportamento nos ensina que jamais tomaremos uma decisão melhor do que a oração se quisermos suportar as aflições com paciência. Quando estivermos angustiados, a primeira Pessoa a quem devemos recorrer é o “Aba, Pai”.

Ao lerem Marcos 14:36, algumas pessoas pensam que Jesus está pedindo para que o Pai o livre de ir à cruz, mas isso é um grande equívoco. A palavra “cálice” é utilizada nas Escrituras de forma simbólica. Nesse contexto, “tomar o cálice” significa vivenciar por completo uma certa experiência, seja ela favorável ou desfavorável. Assim, o “cálice” pode simbolizar tanto a salvação e bênção (confira Salmos 23:5), quanto o julgamento e condenação (confira Salmos 75:8; Isaías 51:17; Jeremias 25:15-17).

O cálice da ira de Deus é derramado em resposta à Sua natureza santa e justa diante da corrupção do pecado. Então, ao pedir “que afastes de mim este cálice”, Jesus certamente não estava pedindo para ser poupado da crucificação, mas Sua alma estava profundamente aflita diante da perspectiva de ter que suportar todo o peso da ira de Deus. Ele teria que enfrentar a morte sem a presença amorosa e misericordiosa do Pai. Por isso, na cruz, Jesus não gritou de dor física, mas seu clamor em alta voz foi:

“‘Eloí, Eloí, lamá sabactâni?’, que quer dizer: ‘Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?’.” (Marcos 15:34 NVT)

Portanto, jamais devemos pensar que Jesus, em algum momento, desejou abandonar Sua missão. Pelo contrário, Sua agonia e oração devem ser vistas como um reflexo da profundidade e do valor imensurável da obra redentora que Cristo realizou em favor dos Seus eleitos.

“Pois Deus fez de Cristo, aquele que nunca pecou, a oferta por nosso pecado, para que por meio dEle fôssemos declarados justos diante de Deus.”

(2 Coríntios 5:21)

Solus Christus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.