Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“No caminho, Jesus disse: ‘Todos vocês me abandonarão, pois as Escrituras dizem: Deus ferirá o pastor, e as ovelhas serão dispersas’. ‘Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês à Galileia’.” (Marcos 14:27-28 NVT)

Depois da Ceia, o evangelista Marcos relata que Jesus e os discípulos “cantaram um hino e saíram para o monte das Oliveiras” (Marcos 14:26 NVT). Em seguida, Jesus, citando o profeta Zacarias, afirma que, quando Ele fosse ferido, todos O abandonariam (confira Zacarias 13:7). Ou seja, a reação dos discípulos fugindo do jardim no Getsêmani não surpreendeu Jesus (confira Marcos 14:50).

Apesar de tê-los avisado de forma explícita: “todos vocês me abandonarão”; todos os outros discípulos, assim como Pedro, disseram que isso jamais aconteceria:

“Pedro, no entanto, insistiu enfaticamente: ‘Mesmo que eu tenha de morrer ao seu lado, jamais o negarei!’. E todos os outros discípulos disseram o mesmo.”

(Marcos 14:31 NVT)

Perceba que a declaração enfática de Pedro vem logo depois de Jesus lhe revelar o grave pecado que ele cometeria:

“Pedro declarou: ‘Mesmo que todos os outros o abandonem, eu jamais farei isso’. Jesus respondeu: ‘Eu lhe digo a verdade: esta mesma noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes’.”

(Marcos 14:29-30 NVT)

Talvez você fique estremecido ao ler esses versículos. No entanto, antes de criticar a postura de Pedro, reflita sobre a atitude de Jesus: em Sua onisciência, Ele já conhecia as falhas de Seu povo, mas, ainda assim, é o compassivo Sumo Sacerdote. Jesus sabia que Seu povo, antes de se converter, era composto de pessoas pecadoras e culpadas; ainda assim, Ele os amou. Também sabia que, após a conversão, Seu povo continuaria imperfeito e frágil; mesmo assim Cristo os amou e levou sobre Si seus pecados, justificando-os e apagando todas as suas transgressões.

Observe que a atitude de Cristo nos faz estremecer ainda mais do que a atitude de Pedro. Portanto, se quisermos ser conhecidos como Seus seguidores, devemos aprender a ser mais compassivos uns com os outros e não julgar que alguém está desprovido da graça divina simplesmente porque percebemos nele fraquezas. Afinal, todos nós precisamos, diariamente, do auxílio do Espírito Santo para não sucumbirmos à tentação. Além disso, se nos dedicarmos a julgar uns aos outros, deixaremos de ouvir as palavras de consolo que vem do Senhor, assim como aconteceu com os discípulos naquela ocasião:

“Mas, depois de ressuscitar, irei adiante de vocês à Galileia.”

Os discípulos estavam tão ocupados em debater com Jesus que não prestaram atenção quando o Mestre mencionou claramente Sua ressurreição. Por isso, quando Jesus foi traído, eles O abandonaram. Quando Ele foi crucificado, os discípulos quase perderam a esperança. E, quando ressuscitou, eles não acreditaram, embora Jesus tivesse falado sobre isso diversas vezes.

Portanto, devemos estar vigilantes! Pois, muito frequentemente temos essas mesmas atitudes: temos planos anuais para leitura bíblica, mas lemos tão rapidamente que raramente lembramos de uma só passagem, como se nunca tivéssemos lido! Ouvimos palavras de sabedoria nos sermões dominicais, mas continuamos a viver como se nunca tivéssemos escutado. Então, quando o tempo de tristeza, enfermidade, luto e aflição chega, estamos completamente despreparados e muitos perdem a esperança.

Que o Senhor nos conceda uma compreensão profunda da Sua Palavra. Que possamos refletir em cada parte com a devida atenção, sem deixar escapar qualquer verdade preciosa. Que essa verdade seja um firme alicerce para os dias que virão! E que a nossa oração diária seja:

“Sustenta-me, Senhor, pois só assim estarei seguro!”

🙌

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.