“O vento sopra onde quer. Assim como você ouve o vento, mas não é capaz de dizer de onde ele vem nem para onde vai, também é incapaz de explicar como as pessoas nascem do Espírito.” (João 3:8 NVT)
O fariseu Nicodemos ficou surpreso e confuso com o que acabara de ouvir sobre o novo nascimento. E Jesus procurou esclarecê-lo utilizando uma ilustração sobre o vento. Muitas coisas sobre o vento são enigmáticas e difíceis de entender para nós. Não podemos vê-lo, nem segurá-lo em nossas mãos; nem conseguimos “dizer de onde ele vem nem para onde vai”.
Quando o vento sopra, não podemos apontar o local exato de onde partiu e, muito menos, prever a distância que alcançará. Contudo, apesar disso, não negamos a sua existência. Da mesma forma, ocorre com a obra que o Espírito realiza no ser humano: o novo nascimento é uma ação soberana, misteriosa e que ultrapassa nossa compreensão; mas, assim como não podemos esconder o vento, o novo nascimento é algo que também não pode ser encoberto.
Sempre haverá evidências visíveis da ação do Espírito naquele que é nascido dEle, e apóstolo João descreve algumas características desses frutos em sua primeira carta:
“Porque sabemos que Ele é justo, também sabemos que todo o que pratica a justiça é nascido de Deus.” (1 João 2:29 NVT)
“Aquele que é nascido de Deus não vive no pecado, pois a vida de Deus está nele. Logo, não pode continuar a pecar, pois é nascido de Deus.” (1 João 3:9 NVT)
“Se amamos nossos irmãos, significa que passamos da morte para a vida. Mas quem não ama continua morto.” (1 João 3:14 NVT)
“Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus.” (1 João 5:1a)
“Pois todo aquele que é nascido de Deus vence este mundo, e obtemos essa vitória pela fé.” (1 João 5:4 NVT)
“’Sabemos que os nascidos de Deus não vivem no pecado, pois o Filho de Deus os protege e o maligno não os toca.” (1 João 5:18 NVT)
Assim, na vida em que esses frutos podem ser vistos, houve o novo nascimento do qual Jesus falou a Nicodemos. Portanto, reflita:
Você já experimentou o novo nascimento?
Os sinais do novo nascimento podem ser vistos em você?
É possível ouvir a voz do Espírito Santo em suas conversas diárias?
💭