“Eu lhe digo a verdade: ninguém pode entrar no reino de Deus sem nascer da água e do Espírito. Os seres humanos podem gerar apenas vida humana, mas o Espírito dá à luz vida espiritual. Portanto, não se surpreenda quando eu digo: ‘É necessário nascer de novo’.” (João 3:5-7 NVT)
O apóstolo João relata sobre um fariseu chamado Nicodemos que, “certa noite, veio falar com Jesus” (João 3:2 NVT). Muitos acreditam que Nicodemos tenha feito isso por receio das pessoas. No entanto, ele reconheceu Jesus como um mestre enviado por Deus, pois sabia que ninguém poderia realizar aqueles milagres sem o auxílio dEle. Perceba como Jesus respondeu à afirmação de Nicodemos:
“Eu lhe digo a verdade: quem não nascer de novo, não verá o Reino de Deus.” (João 3:3 NVT)
À primeira vista, a resposta de Jesus parece não estar conectada diretamente com o que Nicodemos acabara de afirmar, mas é necessário compreendê-la à luz da busca daquele fariseu. Como judeu, Nicodemos esperava por um Messias que viesse libertar Israel do domínio de Roma. O Império Romano governava o mundo, e os judeus estavam submetidos às suas leis e autoridade.
Nicodemos aguardava o momento em que o Messias estabeleceria Seu reinado na terra, onde o povo judeu lideraria as nações e todos os seus adversários seriam derrotados. Foi então que o Senhor revelou a Nicodemos que, para fazer parte desse reino, é preciso que o homem nasça de novo. Contudo, Jesus utilizou essa figura para ensinar que ninguém pode ser Seu seguidor, a menos que o seu interior seja completamente transformado.
No entanto, Nicodemos interpretou essa declaração de maneira literal e questionou a impossibilidade física de alguém voltar ao ventre materno e nascer outra vez (confira João 3:4). Como um Mestre paciente, Jesus deu a Nicodemos uma explicação adicional:
“Eu lhe digo a verdade: ninguém pode entrar no reino de Deus sem nascer da água e do Espírito. Os seres humanos podem gerar apenas vida humana, mas o Espírito dá à luz vida espiritual. Portanto, não se surpreenda quando eu digo: ‘É necessário nascer de novo’.”
Mas o que Jesus quis dizer com isso? Mesmo que, de alguma forma, Nicodemos pudesse voltar ao ventre de sua mãe e nascer uma segunda vez, isso não mudaria sua natureza pecaminosa. A expressão “o que é nascido da carne” refere-se aos filhos nascidos de pais humanos, que herdam o pecado e são incapazes de se salvar por conta própria. Em contrapartida, quando alguém nasce de novo pelo Espírito, recebe uma nova natureza e é capacitado por Ele para entrar no Reino de Deus.
Portanto, nós também não deveríamos nos surpreender com os ensinamentos de Jesus. Pelo contrário, devemos reconhecer a nossa total incapacidade de remediar nossa condição pecaminosa e dar glória a Deus que nos tornou aptos a fazer parte do Seu reino por meio de Jesus Cristo.