“Ninguém precisava lhe dizer como o ser humano é de fato, pois Ele conhecia a natureza humana.” (João 2:25 NVT)
O apóstolo João registrou que muitos acreditaram em Jesus devido aos sinais que Ele fez e aproveitou a oportunidade para destacar a onisciência de Cristo. Ele conhecia a todos, não apenas seus nomes e rostos, mas também suas disposições, emoções e desejos, de uma forma que não conhecemos nem os outros, nem a nós mesmos.
“Ninguém precisava lhe dizer como o ser humano é de fato, pois Ele conhecia a natureza humana.”
Jesus conhece profundamente cada pessoa, Seu olhar penetra no interior de todos, já que Sua mão poderosa nos formou. Ele conhece nossos adversários, assim como todos os nossos planos. Conhece nossos amigos verdadeiros e os falsos, e discerne seus reais interesses. Ele sabe o que realmente somos e também o que fingimos ser. Entende nossa integridade e nossas fraquezas. Por isso, Ele não pediu que alguém o informasse sobre a verdadeira natureza humana.
O conhecimento de Cristo não depende de informações externas, mas provém de Seu infalível conhecimento. Seus olhos percorrem toda a terra:
“Os olhos do Senhor passam por toda a terra para mostrar Sua força àqueles cujo coração é inteiramente dedicado a Ele.” (2 Crônicas 16:9 NVT)
Ele sabe o que os homens fazem. Cristo conhece o que habita no interior de cada um, Ele examina os corações e os pensamentos mais profundos do ser humano:
“Nada, em toda a criação, está escondido de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante de Seus olhos, e é a Ele que prestamos contas.” (Hebreus 4:13 NVT)
Esta realidade deve fazer os hipócritas tremerem, pois podem enganar os homens, mas não a Cristo. Podem ostentar uma aparência de piedade e ser como túmulos pintados, belos por fora a olhos humanos, mas Cristo vê a corrupção interior e certamente os trará a juízo, a menos que se arrependam.
Ao mesmo tempo que esta verdade ameaça os falsos cristãos com a ira divina, ela concede paz e alegria a todos aqueles que, de coração sincero, amam o Senhor Jesus Cristo. O falso cristão procurará evitar o olhar dAquele que vê todas as coisas. O verdadeiro cristão, por outro lado, anseia pelo olhar de seu Senhor e clama diariamente:
“Examina-me, ó Deus, e conhece meu coração; prova-me e vê meus pensamentos. Mostra-me se há em mim algo que te ofende e conduze-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24 NVT)
Portanto, a onisciência de Jesus não revela apenas a condição do coração humano, mas também aponta para Sua justiça e Sua misericórdia, disponíveis para todos que sinceramente O buscam de todo coração.