Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só. Uma vez que já não são dois, mas um só, que ninguém separe o que Deus uniu.” (Marcos 10:7-9 NVT)

Os fariseus estavam dispostos a aprofundar a discussão acerca do divórcio, mas Jesus direcionou o debate para a essência do casamento. Se as pessoas compreendessem melhor os fundamentos bíblicos para o casamento, os divórcios seriam menos frequentes.

Nos versículos de hoje, Jesus elucida os pilares do casamento instituído por Deus. Primeiramente, Ele relembra que Deus criou o homem e a mulher (confira Gênesis 1:27; Marcos 10:6), sendo a união conjugal exclusivamente heterossexual. Homem e mulher foram criados para complementarem um ao outro.

Consequentemente, a união homoafetiva não corresponde ao plano divino, e é uma abominação para Deus. Tal prática corrompe a família, mina a sociedade e atrai a ira de Deus. A história de Sodoma e Gomorra serve como um exemplo claro das consequências da imoralidade sexual (confira Gênesis 18:20-21; Judas 1:7). O ensino bíblico é claro:

“Não pratique a homossexualidade, tendo relações sexuais com outro homem como se fosse com uma mulher. Isso é detestável.” (Levítico 18:22 NVT)

Além de heterossexual, o casamento também é monogâmico: “Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher”. O texto não diz que o homem deve unir-se às suas mulheres (no plural). Deus não criou mais de uma mulher para Adão, nem mais de um homem para Eva. Portanto, o casamento monogâmico reflete o propósito original de Deus para a humanidade; mas a poligamia é contrária aos Seus princípios.

O casamento é monossomático: “e os dois se tornam um só”. O propósito de Deus é que no casamento, o homem e a mulher se tornem uma só carne (confira Gênesis 2:24): emocional, espiritual e fisicamente. Dessa forma, é inconcebível que marido e mulher vivam em disputas, ao invés de caminharem lado a lado em parceria.

Uma vez que o homem e a mulher se tornam uma só carne, Jesus conclui o assunto com os fariseus, afirmando que o casamento também é indissolúvel:

“Uma vez que já não são dois, mas um só, que ninguém separe o que Deus uniu.”

O casamento deve ser visto como uma união duradoura, para toda a vida. Nenhum ser humano possui competência ou autoridade para desfazer o que Deus une. Como assim “Deus une”? Sim, o matrimônio é um voto feito na presença de testemunhas, mas sobretudo, diante de Deus. E, embora algumas pessoas justifiquem o divórcio alegando que não foi Deus quem os uniu, é importante destacar que, uma vez selada a aliança de casamento, Deus a valida!

“Acaso o Senhor não o fez um só com sua esposa? Em corpo e em espírito vocês pertencem a Ele. E o que Ele quer? Dessa união, quer filhos dedicados a Ele. Portanto, guardem seu coração; permaneçam fiéis à esposa de sua mocidade.” (Malaquias 2:14 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!