Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só. Uma vez que já não são dois, mas um só, que ninguém separe o que Deus uniu.” (Marcos 10:7-9 NVT)

Os fariseus estavam dispostos a aprofundar a discussão acerca do divórcio, mas Jesus direcionou o debate para a essência do casamento. Se as pessoas compreendessem melhor os fundamentos bíblicos para o casamento, os divórcios seriam menos frequentes.

Nos versículos de hoje, Jesus elucida os pilares do casamento instituído por Deus. Primeiramente, Ele relembra que Deus criou o homem e a mulher (confira Gênesis 1:27; Marcos 10:6), sendo a união conjugal exclusivamente heterossexual. Homem e mulher foram criados para complementarem um ao outro.

Consequentemente, a união homoafetiva não corresponde ao plano divino, e é uma abominação para Deus. Tal prática corrompe a família, mina a sociedade e atrai a ira de Deus. A história de Sodoma e Gomorra serve como um exemplo claro das consequências da imoralidade sexual (confira Gênesis 18:20-21; Judas 1:7). O ensino bíblico é claro:

“Não pratique a homossexualidade, tendo relações sexuais com outro homem como se fosse com uma mulher. Isso é detestável.” (Levítico 18:22 NVT)

Além de heterossexual, o casamento também é monogâmico: “Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher”. O texto não diz que o homem deve unir-se às suas mulheres (no plural). Deus não criou mais de uma mulher para Adão, nem mais de um homem para Eva. Portanto, o casamento monogâmico reflete o propósito original de Deus para a humanidade; mas a poligamia é contrária aos Seus princípios.

O casamento é monossomático: “e os dois se tornam um só”. O propósito de Deus é que no casamento, o homem e a mulher se tornem uma só carne (confira Gênesis 2:24): emocional, espiritual e fisicamente. Dessa forma, é inconcebível que marido e mulher vivam em disputas, ao invés de caminharem lado a lado em parceria.

Uma vez que o homem e a mulher se tornam uma só carne, Jesus conclui o assunto com os fariseus, afirmando que o casamento também é indissolúvel:

“Uma vez que já não são dois, mas um só, que ninguém separe o que Deus uniu.”

O casamento deve ser visto como uma união duradoura, para toda a vida. Nenhum ser humano possui competência ou autoridade para desfazer o que Deus une. Como assim “Deus une”? Sim, o matrimônio é um voto feito na presença de testemunhas, mas sobretudo, diante de Deus. E, embora algumas pessoas justifiquem o divórcio alegando que não foi Deus quem os uniu, é importante destacar que, uma vez selada a aliança de casamento, Deus a valida!

“Acaso o Senhor não o fez um só com sua esposa? Em corpo e em espírito vocês pertencem a Ele. E o que Ele quer? Dessa união, quer filhos dedicados a Ele. Portanto, guardem seu coração; permaneçam fiéis à esposa de sua mocidade.” (Malaquias 2:14 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.