Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“Jesus, porém, disse: ‘Moisés escreveu esse mandamento porque vocês têm o coração duro, mas Deus os fez homem e mulher desde o princípio da criação’.” (Marcos 10:5-6 NVT)

Você já procurou ler a Bíblia buscando uma resposta sobre um assunto que já tinha uma opinião formada? Foi justamente isso que os fariseus fizeram no contexto do versículo de hoje: eles já tinham uma opinião formada sobre a legitimidade do divórcio, mas, com sua costumeira astúcia, tentaram colocar Jesus em uma situação delicada:

“Alguns fariseus vieram e tentaram apanhar Jesus numa armadilha com a seguinte pergunta: ‘Deve-se permitir que um homem se divorcie de sua mulher?’.” (Marcos 10:2 NVT)

No entanto, Jesus, em sua sabedoria, transformou a pergunta em uma oportunidade para ensinar uma importante lição sobre o casamento e o divórcio. A preocupação dos fariseus não era com os princípios divinos do casamento, mas com as nuances da lei mosaica.

Ao questionar Jesus sobre o divórcio, eles buscavam, por um lado, confrontá-lo com Herodes, que tinha uma histórico de divórcios ilegais (confira Marcos 6:17-18), acusando Jesus de heresia se Ele não concordasse com a permissão do divórcio concedida na Lei. E, por outro lado, intentavam colocar Jesus contra Moisés. Pois se Jesus dissesse que era lícito, afrouxaria o ensino de Moisés sobre o divórcio:

“Se um homem se casar e a esposa não for do seu agrado porque ele descobriu alguma coisa vergonhosa da parte dela, ele escreverá um certificado de divórcio e o dará a ela, mandando-a embora de sua casa.” (Deuteronômio 24:1 NVT)

Em vez de responder diretamente à pergunta dos fariseus, Jesus os desafiou com outra pergunta, instigando-os a refletir sobre a verdadeira intenção de Moisés ao permitir o divórcio: a dureza do coração humano (confira Marcos 10:3-4; Mateus 19:8). E, então, Jesus inicia sua resposta afirmando que o casamento é uma instituição divina, o divórcio não. O divórcio é fruto do pecado.

“Jesus, porém, disse: ‘Moisés escreveu esse mandamento porque vocês têm o coração duro, mas Deus os fez homem e mulher desde o princípio da criação’.”

O divórcio nunca foi um mandamento, mas uma permissão regida pela dureza do coração humano. Assim, a concessão para o divórcio estabelecida na lei de Moisés tinha como propósito proteger suas vítimas, naquele tempo, proteger as mulheres, pois somente o marido poderia iniciar o processo do divórcio. Portanto, o casamento foi instituído e ordenado por Deus, o divórcio não. Ele jamais foi o ideal de Deus para a família!

“‘Pois eu odeio o divórcio’, diz o Senhor, o Deus de Israel. ‘Divorciar-se de sua esposa é cobri-la de crueldade’”, diz o Senhor dos Exércitos. ‘Portanto, guardem seu coração; não sejam infiéis’.” (Malaquias 2:16 NVT)

Pense nisto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.