Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

Leia Filipenses 3:17

“Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.”

Num primeiro olhar, poderia parecer que Paulo está agindo com arrogância ao fazer tal declaração aos filipenses. O apóstolo também compartilha essa orientação com os coríntios, mas com um importante acréscimo:

“Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.” (1 Coríntios 11:1)

A essência da mensagem de Paulo é que, enquanto ele se mantiver imitando a Cristo, deveria ser exemplo a ser seguido. Mas isso não se limitava a ele:

“Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.”

A expressão “tendes em nós”, possivelmente, engloba Timóteo “que serviu comigo no Evangelho, como filho ao pai” (Filipenses 2:22) e Epafrodito “meu irmão e cooperador, e companheiro nos combates” (Filipenses 2:25). Paulo instrui os filipenses a observarem atentamente o modo como eles vivem e seguirem esse exemplo. Muitos discordam disso, mas a imitação é um elemento importante na vida cristã. Todos necessitamos de modelos cristãos positivos, que sejam encorajadores.

E, da mesma forma que Paulo aponta a si e seus companheiros como exemplos a serem seguidos, ele também destaca claramente aqueles que, absolutamente, não devem ser imitados:

“Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.” (Filipenses 3:18,19)

Quem eram esses a quem Paulo se referia? Judaizantes, gnósticos? Não podemos afirmar, mas é crucial focar nas características enumeradas pelo apóstolo: eles “são inimigos da cruz de Cristo”; se o “fim deles é a perdição”, significa que não são cristãos; o “deus deles é o ventre” – desejosos por comida, bebida, conforto e prazer; a glória deles se baseia em coisas confusas e vergonhosas; e eles só se preocupam com assuntos terrenos.

Portanto, somente aqueles que verdadeiramente não desviam o olhar do “prêmio da soberana vocação de Deus” poderão escapar do perigo de imitar os “inimigos da cruz de Cristo”. Consequentemente, aqueles que prosseguem para o alvo, serão e buscarão bons exemplos para imitar.

Por isso, reflita: se você tivesse que escolher hoje um exemplo cristão a ser seguido, quais seriam os pontos mais relevantes?

E se alguém o escolhesse como exemplo, quais aspectos você acredita que seriam mais relevantes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.