“Então os onze discípulos partiram para a Galileia e foram ao monte que Jesus havia indicado. Quando o viram, o adoraram; alguns deles, porém, duvidaram. Jesus se aproximou deles e disse: ‘Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada’.” (Mateus 28:16-18 NVT)
Jesus ressuscita dentre os mortos, aparece diversas vezes aos Seus discípulos e depois os instrui a encontrá-Lo em uma montanha na Galileia. Ao reencontrá-Lo os discípulos expressaram adoração, embora alguns ainda mantivessem dúvidas.
É relevante destacar que, mesmo entre aqueles que adoram sinceramente, é possível encontrar indivíduos com fé imatura e instável. Ademais, podemos nos identificar em algum momento como aqueles que duvidam. Portanto, é prudente orar e permanecer vigilante.
Antes de enviar Seus discípulos em missão, Jesus proferiu palavras que enfatizam sua autoridade suprema: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada” (Mateus 28:18 NVT). Ao proclamar tais palavras, Ele reafirma sua posição universal como Mediador, obtida de maneira legítima e concedida pelo Deus Pai.
Como Deus, igual ao Pai, Jesus possui de forma inerente e essencial todo o poder. No entanto, como Mediador e Deus-homem, Ele recebeu autoridade sobre toda a humanidade, possibilitando a oferta de vida eterna àqueles que lhe foram dados:
“Depois de dizer todas essas coisas, Jesus olhou para o céu e orou: ‘Pai, chegou a hora. Glorifica teu Filho, para que ele te glorifique, pois tu lhe deste autoridade sobre toda a humanidade. Ele concede vida eterna a cada um daqueles que lhe deste’.” (João 17:1,2 NVT)
Cristo é o Senhor absoluto sobre tudo e todos (confira Atos 10:36; Efésios 1:20-21). Além disso, Cristo detém o poder da intercessão junto ao Pai, graças à sua propiciação e expiação perfeitas (confira Romanos 8:34).Ao aplacar a ira divina e satisfazer a justiça de Deus, Cristo exerce sua autoridade sobre os seres humanos, reconciliando-os com o Pai:
“E tudo isso vem de Deus, aquele que nos trouxe de volta para si por meio de Cristo e nos encarregou de reconciliar outros com ele. Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação.” (2 Coríntios 5:18-19 NVT)
Glória a Deus!