“Os discípulos vieram e lhe perguntaram: ‘Por que o senhor usa parábolas quando fala ao povo?’. Ele respondeu: ‘A vocês é permitido entender os segredos do Reino dos Céus, mas a outros não’.” (Mateus 13:10,11 NVT)
A encarnação de Cristo, a expiação, a intercessão, a regeneração, a nossa justificação e santificação, a glorificação e, de fato, todos os aspectos da redenção, desde o início até o fim, representam os “mistérios do Reino dos Céus” que jamais poderiam ter sido descobertos sem a revelação divina:
“Ainda que eu seja o menos digno de todo o povo santo, recebi, pela graça, o privilégio de falar aos gentios sobre os tesouros infindáveis que estão disponíveis a eles em Cristo e de explicar a todos esse segredo que Deus, o Criador de todas as coisas, manteve oculto desde o princípio.” (Efésios 3:8,9 NVT)
“Essa mensagem foi mantida em segredo por séculos e gerações, mas agora foi revelada ao seu povo santo, pois Deus queria que eles soubessem que as riquezas gloriosas desse segredo também são para vocês, os gentios. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a confiante esperança de participar de sua glória!” (Colossenses 1:26,27 NVT)
Assim, a dádiva de “entender os segredos do Reino dos Céus” é conferida gratuitamente aos discípulos de Cristo; portanto, o conhecimento se apresenta como um presente de Deus, visto que “o conhecimento e o entendimento vêm da boca do Senhor” (Provérbios 2:6). Dessa forma, à medida que nos aproximamos de Cristo, nos familiarizamos cada vez mais com os mistérios do Evangelho.
Também há aqueles para os quais esse conhecimento é inacessível, uma vez que o ser humano não pode adquirir nada a menos que seja concedido do alto:
“Ninguém pode receber coisa alguma, a menos que lhe seja concedida do céu.” (João 3:27 NVT)
A graça é exclusivamente pertencente a Deus, e Ele a concede ou a retém de acordo com a Sua vontade:
“Pois quem conhece os pensamentos do Senhor? Quem sabe o suficiente para aconselhá-lo? Quem lhe deu primeiro alguma coisa, para que ele precise depois retribuir?” (Romanos 11:34,35 NVT)
Portanto, glorifiquemos a Deus que, em sua infinita bondade nos permite entender os segredos do Reino dos Céus!