Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“Pouco depois, uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: ‘Por favor, dê-me um pouco de água para beber’.” (João 4:7 NVT)

A narrativa da mulher samaritana é, além de interessante, altamente educativa. No caso do fariseu Nicodemos, o apóstolo João nos mostrou como o Senhor foi abordado por um homem erudito, porém cheio de autossuficiência. Já na história da mulher samaritana, o evangelista nos apresenta como Jesus abordou uma mulher com pouco conhecimento, uma mentalidade carnal e uma reputação comprometida.

O encontro entre Jesus e a mulher samaritana ocorreu quando, ao deixar a Judeia rumo à Galileia, Jesus “teve de passar por Samaria” (confira João 4:3-4). Ao chegar à cidade samaritana de Sicar, “Jesus, cansado da longa caminhada, sentou-se junto ao poço de Jacó, por volta do meio-dia” (João 4:5-6NVT).

É importante notar a menção da natureza humana de Jesus nesse relato. Lemos que Ele estava “cansado da longa caminhada”, e por meio dessa e de outras passagens nos Evangelhos, aprendendo que Jesus possuía um corpo como o nosso, exceto pelo pecado.

Assim como nós, Jesus passou pela infância, juventude e idade adulta; Ele sentia fome, sede, dor e cansaço. Essa verdade é uma grande ruptura para os cristãos genuínos: o nosso Salvador é plenamente humano e plenamente divino. Ele teve uma natureza verdadeiramente humana durante sua vida na terra e levou essa natureza consigo ao subir ao céu.

“Pouco depois, uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: ‘Por favor, dê-me um pouco de água para beber’.”

Jesus estava sentado junto ao poço de Jacó quando uma samaritana chegou. Ele não aguardou que ela O abordasse, mas também não iniciou o diálogo com uma repreensão por seus pecados, embora os conhecesse muito bem. Jesus iniciou uma conversa fazendo um pedido simples: Por favor, dê-me um pouco de água para beber”. Embora pareça uma solicitação comum, Ele abriu espaço para um diálogo espiritual.

A mulher ficou surpresa, pois os judeus se recusam a ter qualquer contato com os samaritanos. ‘Você é judeu, e eu sou uma mulher samaritana’, disse ela a Jesus. ‘Como é que me pede água para beber?’.” (João 4:9 NVT)

Os samaritanos alegavam ser descendentes de Jacó e se viam como verdadeiros israelitas. Contudo, eram descendentes de uma mistura entre judeus e pagãos. Os judeus desprezavam os samaritanos, considerando-os uma raça mestiça. Por isso, a mulher estranhou que Jesus, sendo judeu, falasse com ela, uma samaritana. Mal sabia que ela estava dialogando com o próprio Criador!

Jesus não se deteve ao tom irônico da resposta dela ou em sua possível amargura, pois desejava usar elementos materiais – como a água – para levá-la a refletir e ansiar pelas realidades espirituais.

“Jesus respondeu: ‘Se ao menos você soubesse que presente Deus tem para você e com quem está falando, você me pediria e eu lhe daria água viva’.” (João 4:10 NVT)

Mesmo sabendo perfeitamente o caráter da mulher, Jesus afirmou que lhe concederia a água viva de Sua graça, misericórdia e paz, se ela pedisse. Apesar de quem somos, Jesus sempre está disposto a nos conceder Seu favor. Apesar de nossas falhas, Ele constantemente estende Suas mãos para nos ajudar. Apesar de nós, Ele jamais deixará de cumprir Sua promessa:

“Portanto eu lhes digo: peçam, e receberão. Procurem, e encontrarão. Batam, e a porta lhes será aberta. Pois todos que pedem, recebem. Todos que procuram, encontram. E, para todos que batem, a porta é aberta. […] Portanto, se vocês que são pecadores sabem como dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai no céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!”

(Lucas 11:9-10,13 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Escola Bíblica (Quinta)

“A Nova Jerusalém: Nossa Morada Eterna”

Culto dos Adolescentes

#naigreja

Culto de Jovens

Imago Dei

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!