“Mais tarde, enquanto ensinava o povo no templo, Jesus fez a seguinte pergunta: ‘Por que os mestres da lei afirmam que o Cristo é filho de Davi?’” (Marcos 12:35 NVT)
Já sabemos como os fariseus, herodianos, saduceus e mestres da lei apresentaram perguntas a Jesus. No versículo de hoje, é o próprio Jesus quem faz uma pergunta sobre o Cristo e o significado das Escrituras. Os mestres da lei sempre ensinaram que o Messias seria um descendente direto de Davi. Embora isso seja verdade, não era a verdade completa.
A intenção de Jesus era, então, expor a ignorância dos mestres judeus sobre a verdadeira natureza do Messias; e Ele fez isso referindo-se a uma passagem do livro dos Salmos, mostrando que os mestres da lei não a compreendiam corretamente:
“O próprio Davi, falando por meio do Espírito Santo, disse: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Sente-se no lugar de honra à minha direita até que eu humilhe seus inimigos debaixo de seus pés’.”
(Marcos 12:36 NVT; confira Salmos 110:1)
Ao fazer isso, Jesus esclarece que um dos temas sobre os quais Davi foi inspirado a escrever, pelo Espírito Santo, referia-se ao Cristo. Compreendemos isso pelas próprias palavras de Jesus no Evangelho segundo João, onde está escrito que as Escrituras apontam para Ele (confira João 5:39).
“Uma vez que Davi chamou o Cristo de ‘meu Senhor’, como Ele pode ser filho de Davi? E a grande multidão o ouvia com prazer.” (Marcos 12:37 NVT)
Como isso pode ser? Como poderia o Messias ser ao mesmo tempo Filho de Davi e seu Senhor? O Messias seria tanto Homem quanto Deus. Como Filho de Davi, Ele seria humano. Como Senhor de Davi, Ele seria divino. Ele veio da descendência de Davi segundo a carne, mas Ele existia antes de Davi, é o Senhor de Davi e Seu reino nunca terá fim!
Esta afirmação, além de expor a ignorância dos mestres da lei, os provocou ainda mais contra Jesus. Contudo, “a grande multidão o ouvia com prazer”; pois, embora Sua pregação fosse contra os mestres da lei, ela era instrutiva para aqueles que nunca tinham ouvido algo semelhante. Portanto, tenhamos cuidado para não desprezar ou ler de forma desatenta o Antigo Testamento. Nele estão escritos detalhes importantes com intuito de ensinar os homens a respeito de Cristo – através de tipos e figuras – até que Ele encarnasse:
“Deus prometeu as boas-novas muito tempo atrás nas Escrituras Sagradas, por meio de seus profetas. Elas se referem a seu Filho, que, como homem, nasceu da linhagem do rei Davi, e, quando o poder do Espírito Santo o ressuscitou dos mortos, foi demonstrado que Ele era o Filho de Deus. Ele é Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Romanos 1:2-4 NVT)
🙌