Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Participe da Rifa da Moto Royal Enfield Interceptor 650 em prol da Viagem Missionária à Venezuela! Clique aqui e confira.

“Um dos mestres da lei estava ali ouvindo a discussão. Ao perceber que Jesus tinha respondido bem, perguntou: ‘De todos os mandamentos, qual é o mais importante?’” (Marcos 12:28 NVT)

Tendo silenciado os saduceus e fariseus, quem se aproxima para questionar Jesus é um dos mestres da lei que “estava ali ouvindo a discussão”. Os mestres da lei (ou escribas) haviam estipulado que os judeus deveriam seguir mais de 600 preceitos legais e, uma de suas práticas prediletas era debater sobre qual desses mandamentos era o mais relevante. Por isso, ele levou essa questão a Jesus:

“De todos os mandamentos, qual é o mais importante?”

A resposta de Jesus não traz um conceito novo, mas sim uma lembrança do que todo judeu recitava a cada manhã e noite, conhecido como “shema” (ouve, escuta):

“Jesus respondeu: O mandamento mais importante é este: ‘Ouça, ó Israel! O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças’. O segundo é igualmente importante: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Nenhum outro mandamento é maior que esses.”

(Marcos 12:29-31 NVT; confira Deuteronômio 6:4-6)

Jesus resumiu a lei no amor, e não em regras e rituais. O amor a Deus e ao próximo é o objetivo final da lei, pois aquele que ama cumpre a lei. E, ao ouvir a resposta de Jesus, o mestre da lei entendeu que o amor “é mais importante que oferecer todos os holocaustos e sacrifícios exigidos pela lei” (confira Marcos 12:32-33).

As palavras daquele homem mostram claramente que ele possuía grande conhecimento. No entanto, não há registro de que ele tenha decidido abandonar tudo e seguir a Cristo. Após reconhecer o entendimento do mestre da lei, Jesus apenas lhe disse: “Você não está longe do reino de Deus” (Marcos 12:34 NVT). Embora estivesse perto do reino de Deus, não sabemos se aquele mestre da lei entrou nele.

Se ele simplesmente parou naquele ponto, sem avançar mais, isso não seria incomum, pois, infelizmente, situações assim são muito frequentes. Há aqueles que compreendem bastante sobre a fé verdadeira, mas vivem e morrem indecisos. Há pessoas que participam das atividades da igreja, mas nunca se convertem – permanecem como eternos simpatizantes.

Portanto, que isso nos sirva de alerta para nunca depositarmos nossa esperança de salvação no conhecimento intelectual. Não devemos apenas conhecer com a mente as doutrinas fundamentais do Evangelho, mas devemos aplicá-las ao coração e deixar que elas nos guiem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Acampamento de Adolescentes

Imagem & Semelhança

VII Conferência em Cristo

“Cristo, a Esperança da Glória”

Culto de Adolescentes

#naigreja

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.