“Ele foi entregue à morte por causa de nossos pecados e foi ressuscitado para que fôssemos declarados justos diante de Deus.” (Romanos 4:25 NVT)
Durante o ministério de Jesus, várias pessoas foram ressuscitadas; mas, apesar disso, a Sua ressurreição possui um significado muito maior. Sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, Ele abriu o caminho para a vida eterna.
“Mas Cristo de fato ressuscitou dos mortos. Ele é o primeiro fruto da colheita de todos que adormeceram. Uma vez que a morte entrou no mundo por meio de um único homem, agora a ressurreição dos mortos começou por meio de um só homem.” (1 Coríntios 15:20-21 NVT)
Cristo foi entregue para julgamento e condenado pelos nossos pecados em sua morte. Embora Jesus nunca tenha cometido pecado, Ele foi sentenciado devido às nossas iniquidades, conforme descrito em Isaías 53:5. Em sua ressurreição, a natureza desse relacionamento judicial mudou, pois ela tornou-se a base para nossa justificação. Em outras palavras, nossos pecados causaram a morte de Cristo, mas a vida de Cristo nos livrou da culpa desses pecados:
“Ele foi entregue à morte por causa de nossos pecados e foi ressuscitado para que fôssemos declarados justos diante de Deus.”
A evidência indiscutível da ressurreição de Cristo está no fato de que Ele se apresentou vivo (confira Atos 1:3). O relato de João 20:19-25 descreve a primeira aparição de Jesus aos discípulos após sua ressurreição. Enquanto estavam reunidos, Jesus apareceu no meio deles e os saudou com ternura: “Paz esteja convosco!”.
Essas palavras não eram meras formalidades, mas uma bênção solene, concedendo aos discípulos os frutos abençoados de Sua morte e ressurreição. Mesmo que os discípulos ainda estivessem cheios de dúvidas, medo e preocupações, Jesus os tranquilizou com estas palavras: “Paz seja convosco”, fortalecendo sua fé e trazendo-lhes alegria.
A ressurreição do nosso Senhor é uma prova clara nas Escrituras e foi revelada a nós, os que creem. E, se verdadeiramente cremos que estamos unidos a Cristo pela fé, devemos permanecer firmes e inabaláveis, mantendo nossos olhos fixos nEle. Pois, de fato…
“Vem o tempo em que todos os mortos ouvirão, em seus túmulos, a voz do Filho de Deus e ressuscitarão. Aqueles que fizeram o bem ressuscitarão para terem vida eterna, e aqueles que continuaram a fazer o mal ressuscitarão para serem julgados.” (João 8:28-29 NVT)
Portanto, alegremo-nos!
“O nosso Redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra!” (Jó 19:25 NVT)