Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“A mulher disse: ‘Eu sei que o Messias (aquele que é chamado Cristo) virá. Quando vier, ele nos explicará tudo’. Então Jesus lhe disse: ‘Sou eu, o que fala com você!’.” (João 4:25,26 NVT)

Jesus procurou ensinar à mulher samaritana que Deus não pode ser limitado a um espaço físico nem compreendido como uma entidade material. Somente “o Verbo que se fez carne” (confira João 1:14) poderia representá-Lo adequadamente. E, perplexa com as palavras de Jesus, a mulher samaritana finalmente reconheceu sua ignorância e expressou seu anseio pelo Messias:

“Eu sei que o Messias (aquele que é chamado Cristo) virá. Quando vier, ele nos explicará tudo.”

Nesse momento, Jesus, usando as mesmas palavras que Deus empregou ao se revelar a Moisés (confira Êxodo 3:14), declarou claramente ser o Messias:

“Então Jesus lhe disse: ‘Sou eu, o que fala com você!’.”

Nos Evangelhos sinóticos, geralmente, vemos Jesus evitando tais declarações públicas; ao contrário, instruía Seus discípulos a manterem silêncio (confira Mateus 16:20; Marcos 8:29-30; Lucas 9:20-21). Na Galileia, onde surgiam muitos autoproclamados messias e a esperança messiânica gerava agitação constante, tal afirmação seria perigosa.

No Antigo Testamento, encontramos a promessa de Deus aos israelitas de que o Messias viria para libertá-los. Essa ideia é realizada no Novo Testamento com o título de Cristo. A palavra grega Christos, que traduzimos como Cristo, vem do termo hebraico Mashiach, que significa Messias.

Mashiach, por sua vez, está relacionado ao verbo hebraico masach, que significa ungir. Portanto, quando o Novo Testamento se refere a Jesus como o Cristo, está indicando “Jesus, o Messias”, que literalmente significa “Jesus, o Ungido”.

Nos tempos do Antigo Testamento, as pessoas eram ungidas quando eram chamadas para servir como profetas, sacerdotes ou reis (confira Êxodo 28:41;1 Reis 19:16). No entanto, o povo de Israel ansiava pela promessa de quem seria não apenas um messias, mas O Messias, aquele que seria separado e consagrado por Deus de forma suprema para ser Profeta, Sacerdote e Rei do povo. Quando Jesus nasceu, havia uma grande expectativa entre os judeus, que aguardavam o Messias há séculos.

Surpreendentemente, quando Jesus iniciou Seu ministério público, poucos O reconheceram por quem Ele era, apesar das muitas evidências de que Ele possuía uma unção divina que excedia qualquer outra anteriormente.

E, nos dias atuais, a situação não é diferente: muitas pessoas admiram Jesus como um modelo de virtude, um grande mestre, entre outras coisas, mas hesitam em afirmar que Ele é o Messias. Essa é uma distinção marcante entre cristãos e não cristãos. Somente aqueles que experimentaram o novo nascimento podem confessar que Jesus é o Cristo!

Você pode?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!