Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

Inscreva-se na VII Conferência da IBEC: “Cristo, a Esperança da Glória!”

“‘O senhor deve ser profeta’, disse a mulher. ‘Então diga-me: por que os judeus insistem que Jerusalém é o único lugar de adoração, enquanto nós, os samaritanos, afirmamos que é aqui, no monte Gerizim, onde nossos antepassados adoraram?’.” (João 4:19,20 NVT)

Como mencionado anteriormente, a mulher samaritana pertencia a um povo mestiço que era alvo de ódio por parte dos judeus. Mas por quê? Após a derrota do Reino do Norte, com sua capital em Samaria, pelos assírios, muitos judeus foram deportados e estrangeiros foram trazidos para colonizar Israel (confira 2 Reis 17:24).

Os casamentos entre estrangeiros e israelitas remanescentes resultaram em uma população mestiça considerada impura pelos judeus etnicamente “puros”. Os judeus nutriam ressentimento contra os samaritanos, considerando que seus compatriotas haviam traído sua nação e povo por meio dessas uniões matrimoniais.

Dessa forma, os samaritanos estabeleceram um centro de culto alternativo no monte Gerizim, rivalizando com o Templo em Jerusalém. Devido aos conflitos, os judeus evitavam viajar pelo território samaritano. No entanto, Jesus não se restringia às limitações culturais.

Quando a mulher percebeu que Jesus conhecia todos os detalhes de sua vida pessoal, ela mudou rapidamente de assunto. Com frequência, agimos assim: quando confrontados com a Palavra em relação aos nossos pecados, tentamos desviar a atenção para outros assuntos e até mesmo mudamos o tópico da conversa que estamos tendo.A mulher samaritana trouxe à tona uma questão teológica debatida entre judeus e samaritanos – o local apropriado para o culto:

“Então diga-me: por que os judeus insistem que Jerusalém é o único lugar de adoração, enquanto nós, os samaritanos, afirmamos que é aqui, no monte Gerizim, onde nossos antepassados adoraram?”

No entanto, essa pergunta era uma tentativa da mulher samaritana de desviar Jesus de sua necessidade mais profunda. Mas Jesus elevou a conversa a um ponto mais crucial – o local de adoração não é tão significativo quanto a atitude dos adoradores:

“Jesus respondeu: ‘Creia em mim, mulher, está chegando a hora em que já não importará se você adora o Pai neste monte ou em Jerusalém. Mas está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade’.” (João 4:21,23 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Reunião de Oração

Manhã com Deus

Língua e Missão

Aulas de Inglês

Culto de Quarta-Feira

Horários: 09h e 20h

Oferte o Valor de uma Bíblia

Doe R$ 35,00 para comprarmos bíblias para irmãs em Vila de Viana – África

Culto pré-teens

“A vida que você vive tem feito Cristo conhecido?”

Clube Virtude

Nosso Clube + Adolescentes

Escola Bíblica (Domingo)

A Urgência da Missão

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!