Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“‘O senhor deve ser profeta’, disse a mulher. ‘Então diga-me: por que os judeus insistem que Jerusalém é o único lugar de adoração, enquanto nós, os samaritanos, afirmamos que é aqui, no monte Gerizim, onde nossos antepassados adoraram?’.” (João 4:19,20 NVT)

Como mencionado anteriormente, a mulher samaritana pertencia a um povo mestiço que era alvo de ódio por parte dos judeus. Mas por quê? Após a derrota do Reino do Norte, com sua capital em Samaria, pelos assírios, muitos judeus foram deportados e estrangeiros foram trazidos para colonizar Israel (confira 2 Reis 17:24).

Os casamentos entre estrangeiros e israelitas remanescentes resultaram em uma população mestiça considerada impura pelos judeus etnicamente “puros”. Os judeus nutriam ressentimento contra os samaritanos, considerando que seus compatriotas haviam traído sua nação e povo por meio dessas uniões matrimoniais.

Dessa forma, os samaritanos estabeleceram um centro de culto alternativo no monte Gerizim, rivalizando com o Templo em Jerusalém. Devido aos conflitos, os judeus evitavam viajar pelo território samaritano. No entanto, Jesus não se restringia às limitações culturais.

Quando a mulher percebeu que Jesus conhecia todos os detalhes de sua vida pessoal, ela mudou rapidamente de assunto. Com frequência, agimos assim: quando confrontados com a Palavra em relação aos nossos pecados, tentamos desviar a atenção para outros assuntos e até mesmo mudamos o tópico da conversa que estamos tendo.A mulher samaritana trouxe à tona uma questão teológica debatida entre judeus e samaritanos – o local apropriado para o culto:

“Então diga-me: por que os judeus insistem que Jerusalém é o único lugar de adoração, enquanto nós, os samaritanos, afirmamos que é aqui, no monte Gerizim, onde nossos antepassados adoraram?”

No entanto, essa pergunta era uma tentativa da mulher samaritana de desviar Jesus de sua necessidade mais profunda. Mas Jesus elevou a conversa a um ponto mais crucial – o local de adoração não é tão significativo quanto a atitude dos adoradores:

“Jesus respondeu: ‘Creia em mim, mulher, está chegando a hora em que já não importará se você adora o Pai neste monte ou em Jerusalém. Mas está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade’.” (João 4:21,23 NVT)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!