“Pouco depois, uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: ‘Por favor, dê-me um pouco de água para beber’.” (João 4:7 NVT)
O versículo de hoje faz parte do relato de João sobre o encontro entre Jesus e a mulher samaritana. Esta história começa quando Jesus, acompanhado de seus discípulos, deixa Jerusalém e parte para a região da Judéia:
“Então Jesus e seus discípulos saíram de Jerusalém e foram à região da Judeia. Jesus passou um tempo ali com eles, batizando.” (João 3:22 NVT)
No entanto, sabendo que “os fariseus tinham ouvido falar de que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João”, Jesus decide deixar a Judéia e retorna à Galileia, passando por Samaria (confira João 4:1-4). Esta rota era incomum para os judeus, já que “os judeus se recusavam a ter qualquer contato com os samaritanos” (João 4:9 NVT).
“Chegou ao povoado samaritano de Sicar, perto do campo que Jacó tinha dado a seu filho José. O poço de Jacó ficava ali, e Jesus, cansado da longa caminhada, sentou-se junto ao poço, por volta do meio-dia.” (João 4:5,6 NVT)
Embora a maioria das mulheres costumasse buscar água de manhã cedo, a mulher samaritana também aparece “por volta do meio-dia” para buscar água. Conforme a história se desenrola, fica evidente que essa mulher costumava ir ao poço nesse horário todos os dias (confira João 4:15).
Quem era essa mulher samaritana? Era uma mulher que tinha sido casada cinco vezes e que, naquele momento, vivia com um homem que não era seu marido (confira João 4:16-18). Essas circunstâncias indicam sua tentativa de evitar o constrangimento de encontrar outras mulheres no poço.
A mulher samaritana foi ao poço para buscar água naquela hora específica para evitar encontrar alguém; mas, Jesus, em sua sabedoria divina, procura essa mulher específica naquele momento específico para ter um diálogo desafiador com ela. Esta se torna uma das conversas individuais mais longas que Jesus teve com alguém, registrada nos Evangelhos: em que uma mulher encontra Aquele que, mesmo em meio a uma conversa franca, transforma completamente sua vida!
“A mulher deixou sua vasilha de água junto ao poço e correu de volta para o povoado, dizendo a todos: ‘Venham ver um homem que me disse tudo que eu já fiz na vida! Será que não é ele o Cristo?’.” (João 4:28,29 NVT)