Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Cobradores de impostos e outros pecadores vinham ouvir Jesus ensinar. Os fariseus e mestres da lei o criticavam, dizendo: ‘Ele se reúne com pecadores e até come com eles!’. Então Jesus lhes contou esta parábola…” (Lucas 15:1-3 NVT)

O capítulo 15, do Evangelho segundo Lucas, é frequentemente associado à “Parábola do Filho Pródigo”. Outra associação comum é que o capítulo é dividido em três parábolas, mas, na verdade, todo o capítulo constitui uma única parábola e, não três distintas. Quando lemos “Então Jesus lhes contou esta parábola…” (Lucas 15:3), a forma singular – “esta parábola” – refere-se a todo o capítulo como uma narrativa unificada, cujas ilustrações se complementam.

Outro fato relevante é que, embora seja comum nomear as ilustrações como a “Ovelha Perdida”, a “Dracma Perdida” e o “Filho Pródigo”, a parábola realmente focaliza um homem (pastor de ovelhas), uma mulher e um pai:

“Se um homem tiver cem ovelhas…” (Lucas 15:4)

“Ou suponhamos que uma mulher tenha dez moedas de prata…” (Lucas 15:8)

“Jesus continuou: ‘Um homem tinha dois filhos’.” (Lucas 15:11)

Além disso, Jesus dirigiu a Parábola para três grupos – cobradores de impostos e outros pecadores; fariseus e mestres da lei – e seu objetivo é responder os principais questionamentos internos de cada grupo.

Os cobradores de impostos eram marginalizados na sociedade judaica, pois trabalhavam para o governo romano, o que era considerado traição e pecado grave pelos outros judeus.

Os fariseus, uma seita religiosa judaica, acreditavam que sua interpretação detalhada da lei era igualmente autoritária à lei mosaica, e sua obediência rigorosa às tradições fazia com que se considerassem os únicos justos. Já os mestres da lei eram responsáveis por ensinar e explicar a lei, mantendo um papel significativo na sociedade judaica.

A indignação dos fariseus e mestres da lei se devia ao fato de Jesus não apenas se associar a pecadores, mas também comer com eles. Compartilhar uma refeição era um ato de grande intimidade, e sentar-se à mesa com cobradores de impostos e pecadores era considerado impuro e condenável para aqueles judeus.

Então Jesus lhes contou esta parábola: sobre a alegria celestial pela recuperação do pecador arrependido, em contraste com a indiferença pelos “justos” que não veem a necessidade de arrependimento.

É sobre isto que veremos amanhã🤲

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!