“As boas-novas revelam como Deus nos declara justos diante dEle, o que, do começo ao fim, é algo que se dá pela fé. Como dizem as Escrituras: ‘O justo viverá pela fé’.” (Romanos 1:17 NVT)
A justificação somente pela fé foi uma grande revolução espiritual e teológica na vida de Martinho Lutero. Embora tenha experimentado diversas práticas religiosas, como a vida monástica, disciplinas rigorosas, confissões, missas, absolvições e boas obras, todas se revelaram ineficazes. A compreensão plena do significado da justificação só se manifestou quando a passagem de Romanos 1:17 “saltou” aos seus olhos, corroborando a declaração anterior de que “o Evangelho é o poder de Deus para a salvação” (confira Romanos 1:16).
Assim, afirmamos e professamos que a salvação só pode ser alcançada por meio do Evangelho, pelo qual Deus revelou a Sua justiça, a única capaz de nos livrar da morte eterna. Dessa forma, professamos que a busca ela justificação seria totalmente impossível por nossos próprios méritos.
Portanto, o Evangelho é a comunicação do poder e da justiça de Deus para a salvação, cujo recebimento é por meio da fé: o Senhor Deus – o autor e consumador da nossa salvação – gratuitamente nos reconcilia consigo:
“Agora, portanto, podemos nos alegrar em Deus, com quem fomos reconciliados por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
(Romanos 5:11 NVT)
“E tudo isso vem de Deus, aquele que nos trouxe de volta para si por meio de Cristo e nos encarregou de reconciliar outros com Ele. Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E Ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação.”
(2 Coríntios 5:18,19 NVT)
“Isso inclui vocês, que antes estavam longe de Deus. Eram seus inimigos, dele separados por seus maus pensamentos e ações. Agora, porém, ele os reconciliou consigo por meio da morte do Filho no corpo físico. Como resultado, vocês podem se apresentar diante dele santos, sem culpa e livres de qualquer acusação. É preciso, porém, que continuem a crer nessa verdade e nela permaneçam firmes. Não se afastem da esperança que receberam quando ouviram as boas-novas, que foram anunciadas em todo o mundo e que eu, Paulo, fui designado servo para proclamar.” (
Colossenses 1:21-23 NVT)
Sejamos gratos a Deus por isso!