Agora, portanto, podemos nos alegrar em Deus, com quem fomos reconciliados por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:11 NVT)
A situação de todo homem não regenerado é tão deplorável que ele se encontra totalmente incapaz de buscar a Cristo por suas próprias forças.
“Pois ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer a mim; e no último dia eu o ressuscitarei.” (João 6:44 NVT)
Em função da Queda, o entendimento do ser humano foi deturpado, “a mente deles está mergulhada na escuridão. Andam sem rumo, alienados da vida que Deus dá, pois são ignorantes e endureceram o coração para Ele” (Efésios 4:18 NVT). Diante disso, as verdades sagradas de Deus se tornam incompreensíveis para o homem natural, sendo vistas como escândalo para alguns e loucura para outros:
“Assim, quando pregamos que o Cristo foi crucificado, os judeus se ofendem, e os gentios dizem que é tolice.” (1 Coríntios 1:23 NVT)
“Mas o homem natural não aceita as verdades do Espírito de Deus. Elas lhe parecem loucura, e ele não consegue entendê-las, pois apenas quem é espiritual consegue avaliar corretamente o que diz o Espírito.” (1 Coríntios 2:14 NVT)
No entanto, para aqueles que foram salvos, emerge uma imensa alegria ao compreenderem que foram reconciliados com Deus! O amor eterno de Deus os impulsiona à obediência. Essa reconciliação se estabelece por meio do amor de Deus, que toma a iniciativa:
“Agora, portanto, podemos nos alegrar em Deus, com quem fomos reconciliados por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
A reconciliação só é possível através de Cristo, que, ao eliminar a inimizade, nos concede a oportunidade da salvação. O Cristo exaltado, por Sua Palavra e Espírito, nos chama de forma eficaz e nos reconcilia com Deus. Portanto, não apenas podemos, mas devemos nos alegrar em Deus, pois…
“Tudo isso vem de Deus, aquele que nos trouxe de volta para si por meio de Cristo e nos encarregou de reconciliar outros com Ele. Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E Ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação.”
(2 Coríntios 5:18,19 NVT)
Louvado seja o Nome do Senhor!