“Pois, se quando ainda éramos inimigos de Deus nosso relacionamento com Ele foi restaurado pela morte de seu Filho, agora que já estamos reconciliados certamente seremos salvos por sua vida.” (Romanos 5:10 NVT)
Ao observarmos, através das mídias, as ações humanas ao redor do mundo (como homicídios, corrupção, iniquidades, mentiras, desrespeito a Deus e ao próximo) torna-se claro que a humanidade necessita de redenção. A Bíblia, com clareza, expõe a abrangência do pecado no ser humano:
“Estão machucados da cabeça aos pés, cheios de contusões, vergões e feridas abertas, e não há ataduras nem óleo para dar alívio.” (Isaías 1:6 NVT)
“Pois todos pecaram e não alcançam o padrão da glória de Deus.” (Romanos 3:23 NVT)
Essa condição deplorável e pecaminosa não deriva do ambiente ou de carência social e educacional. Pelo contrário, todo ser humano é pecador desde o ventre materno:
“…todos os seus pensamentos e seus propósitos se inclinem para o mal desde a infância.” (Gênesis 8:21 NVT)
“Pois sou pecador desde que nasci, sim, desde que minha mãe me concebeu.” (Salmos 51:5 NVT)
Em outras palavras, desde o nascimento, “éramos inimigos de Deus”. Sim, inimigos de Deus! Esta é uma afirmação incisiva e, ao mesmo tempo, desoladora, principalmente quando associamos a palavra “inimigo” ao diabo. No entanto, o eleitos podem regozijar na verdade absoluta de que, para eles, essa definição não é permanente:
“Pois, se quando ainda éramos inimigos de Deus nosso relacionamento com Ele foi restaurado pela morte de seu Filho, agora que já estamos reconciliados certamente seremos salvos por sua vida.”
Se pensarmos logicamente, os inimigos deveriam ser aniquilados, não é verdade? No entanto, Cristo resgatou os inimigos da maldição da lei, fazendo-se maldição em seu lugar (confira Gálatas 3:13) e, por meio de Sua morte, nosso relacionamento com Deus foi restaurado. Glória a Deus!
Cristo transformou a condição dos justificados de “inimigos” para “reconciliados”. O pecado foi remido, o pecador foi aceito como justo, a inimizade chegou ao fim e, pela graça, podemos proclamar:
“Agora, portanto, podemos nos alegrar em Deus, com quem fomos reconciliados por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Romanos 5:11 NVT)