“Agora, por causa do que Cristo fez, todos temos acesso ao Pai pelo mesmo Espírito.” (Efésios 2:18 NVT)
No versículo de hoje, o apóstolo Paulo destaca a reconciliação daqueles que antes viviam em estado de inimizade. Entre judeus e gentios existia uma profunda hostilidade que refletia a inimizade entre Deus e cada pessoa não regenerada.
“Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.” (Efésios 2:15,16)
Sob a Antiga Aliança, a maioria dos gentios permanecia em trevas espirituais, à exceção de um número reduzido salvo por Deus. Eles eram incircuncisos, não observavam os rituais e as leis dietéticas, eram considerados cerimonialmente impuros. Por outro lado, os judeus desfrutavam do sinal externo do pacto e dos meios de graça, como a circuncisão, as Escrituras e o Templo. Assim, existia uma “parede de separação” entre os judeus e os gentios. Mas…
“Agora, por causa do que Cristo fez, todos temos acesso ao Pai pelo mesmo Espírito.”
Cristo derrubou a “parede de separação” que dividia judeus e gentios, promovendo a paz! Ele cumpriu os tipos e sombras dos rituais e sacrifícios da Antiga Aliança, pondo fim à sua prática. É importante ressaltar que Cristo não aboliu as leis morais, como os Dez Mandamentos, mas sim “a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças”, bem como os regulamentos cerimoniais e dietéticos. As leis morais de Deus continuam válidas e devem guiar a conduta do Seu povo.
Por meio da fé em Cristo, judeus e gentios se tornam semelhantes e iguais, todos têm “acesso ao Pai pelo mesmo Espírito”, eliminando qualquer rivalidade ou distinção entre cristãos judeus e gentios. Quando gentios se tornam povo de Deus, eles não são mais vistos como estrangeiros nem forasteiros, e sim como concidadãos dos santos e família de Deus:
“Portanto, vocês já não são estranhos e forasteiros, mas concidadãos do povo santo e membros da família de Deus. Juntos, somos sua casa, edificados sobre os alicerces dos apóstolos e dos profetas. E a pedra angular é o próprio Cristo Jesus. Nele somos firmemente unidos, constituindo um templo santo para o Senhor. Por meio dEle, vocês também estão sendo edificados como parte dessa habitação, onde Deus vive por seu Espírito.” (Efésios 2:19-22 NVT)