Dias
Hor
Min.
Seg.
Feliz Ano Novo!

⭐ Programações de Fim de Ano na IBEC: Esperamos por você e sua Família!

“Até aqui nos ajudou o Senhor!” (1 Samuel 7:12)

Devocionais IBEC

“Da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus quando um único pecador se arrepende.” (Lucas 15:10 NVT)

A segunda ilustração do capítulo 15, do Evangelho segundo Lucas, descreve a alegria da mulher ao encontrar a dracma (moeda) perdida.

“Ou suponhamos que uma mulher tenha dez moedas de prata e perca uma. Acaso não acenderá uma lâmpada, varrerá a casa inteira e procurará com cuidado até encontrá-la? E, quando a encontrar, reunirá as amigas e vizinhas e dirá: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei a minha moeda perdida!’.” (Lucas 15:8,9 NVT)

A real alegria pela recuperação do perdido, especialmente quando ele está “em casa”, contrasta com a atitude dos fariseus e mestres da lei, que criticavam Jesus por se relacionar com aqueles considerados “perdidos” por eles.

O contexto histórico da parábola envolve o costume em que parte do dote do noivo era dada ao seu sogro e, então, confiada à noiva. Essas moedas de prata eram exibidas como parte da vestimenta, simbolizando seu compromisso matrimonial.

Perder uma dessas moedas poderia ser interpretado como quebra do compromisso e justificar a separação pelo noivo ou marido. Por isso, quando a mulher perde uma de suas dez moedas de prata, acende a lâmpada, varre a casa inteira e procura com cuidado até encontrá-la. E, quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas para alegrarem-se com ela.

O clímax desta ilustração ocorre exatamente neste ponto:

“Da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus quando um único pecador se arrepende.”

Portanto, o ensinamento de Jesus aqui é tão evidente quanto a ilustração do pastor de ovelhas: Deus busca pelo perdido, e há grande alegria na presença dos anjos de Deus quando um pecador se arrepende.

A moeda de prata, apesar de ter um poder aquisitivo pequeno, tinha um grande valor para a mulher que a havia perdido. Mas, tal como aquela mulher buscou sua moeda de prata perdida, Deus busca aqueles a quem muitos desprezam, isto porque, o valor e o mérito não estão no perdido, mas Naquele que o encontra!

Diante disso, podemos refletir numa importante aplicação prática para nossa vida cristã: qual tem sido nossa atitude para com os perdidos? Porventura estamos tendo a presunção de desprezar aqueles a quem o próprio Deus busca?

Pense nisto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Cultos de Celebração:

10 anos IBEC

Deus tem sido fiel em cada passo da nossa caminhada — e agora chegou o tempo de celebrarmos juntos essa linda história que Ele escreveu entre nós!