“No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ele existia no princípio com Deus.” (João 1:1,2 NVT)
No Evangelho segundo João, Cristo é revelado como o Unigênito Filho de Deus. Desde o primeiro versículo somos apresentados ao Verbo que existia “no princípio”,expressamente declarado com o Deus.
Devido a sua abrangência, o Evangelho segundo João parece destinado a alcançar um público diverso, envolvendo tanto judeus quanto gentios. É notável também que seja o único dos Evangelhos a pronunciar o propósito do autor de forma tão inequívoca:
“Estes, porém, estão registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo nele, tenham vida pelo poder do seu nome.” (João 20:31 NVT)
O apóstolo João usou o verbo “crer” em repetidas ocasiões, procurando deixar claro que aqueles que creem em Jesus são agraciados com a promessa da vida eterna (confira João 3:15,16,36; João 5:24; João 6:35,40,47; João 17:2,3). Seu objetivo é persuadir os leitores quanto à indiscutível identidade de Jesus, apresentando-o como:
- O Deus encarnado
“No princípio, aquele que é a Palavra já existia. A Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus […] Assim, a Palavra se tornou ser humano, carne e osso, e habitou entre nós. Ele era cheio de graça e verdade. E vimos sua glória, a glória do Filho único do Pai.” (João 1:1,14 NVT)
- O Messias
“A mulher disse: ‘Eu sei que o Messias (aquele que é chamado Cristo) virá. Quando vier, ele nos explicará tudo’. Então Jesus lhe disse: ‘Sou eu, o que fala com você!’.” (João 4:25,26 NVT)
- O Salvador do mundo
“Então disseram à mulher: ‘Agora cremos, não apenas por causa do que você nos contou, mas porque nós mesmos o ouvimos. Agora sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo’.” (João 4:42)
Você crê nisto?