“Jesus lhes disse: ‘Se Deus fosse seu Pai, vocês me amariam, porque eu venho até vocês da parte de Deus. Não estou aqui por minha própria conta, mas Ele me enviou’.” (João 8:42 NVT)
O ensino sobre a paternidade universal de Deus é um assunto muito comum. Muitas pessoas frequentemente declaram: “Todos os homens são filhos de Deus!”. Contudo, afirmações desse tipo jamais podem ser reconciliadas com o claro ensinamento de Jesus no versículo de hoje:
“Se Deus fosse seu Pai, vocês me amariam, porque eu venho até vocês da parte de Deus.”
Em outras palavras, quem não ama a Jesus não pode ser considerado um filho de Deus! A realidade de ser parte da família de Deus, bem como todos os benefícios desta filiação, pertence exclusivamente àqueles que, genuinamente, amam a Cristo. Por isso, quem não ama Jesus também não faz parte da família de Deus.
A Bíblia é categórica ao afirmar que todas as pessoas são obra da criação de Deus (confira Colossenses 1:16), mas apenas aquelas que passaram pelo novo nascimento podem ser chamadas de filhos de Deus:
“Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.” (João 1:12 ARC)
“Porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus […] pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus.” (Romanos 8:14,16 NVT)
Portanto, a Bíblia nunca se refere aos que não foram salvos como filhos de Deus, pois somente aqueles que são nascidos de Deus reconhecem que o Pai enviou Seu filho. Jesus enfatizou essa verdade com uma pergunta retórica: “Por que vocês não entendem o que eu digo? É porque nem sequer conseguem me ouvir!” (João 8:43 NVT). Esses judeus não conseguiram compreender o que Jesus dizia porque estavam vinculados a uma filiação errada – eles pertenciam ao pai deles, o diabo. Por causa dessa ligação, inclinavam-se a satisfazer os desejos malignos dele:
“Pois são filhos de seu pai, o diabo, e gostam de fazer as coisas perversas que ele deseja. Ele foi assassino desde o princípio. Sempre odiou a verdade, pois não há verdade alguma nele. Quando ele mente, age de acordo com seu caráter, pois é mentiroso e pai da mentira.” (João 8:44 NVT)
Em resumo, aqueles judeus – assim como muitos nos dias de hoje – desconheciam o que é a verdade e, por isso, viviam em um mundo repleto de enganos, distorções e falsidades. Sobre os mentirosos, a Bíblia declara que “estão destinados ao lago de fogo que arde com enxofre” (Apocalipse 21:8 NVT). Porém, aqueles que creem em Jesus encontram nEle a verdade, “e então conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8:32 NVT).