Dias
Hor
Min.
Seg.
Rifa Realizada!

O culto Especial de Ano Novo da IBEC ocorrerá no dia 31/12/2024 às 22h – Esperamos por vocês!

“‘Quem é você?’, perguntaram eles. Jesus respondeu: ‘Sou aquele que sempre afirmei ser’.” (João 8:25 NVT)

Para compreendermos essa indagação, precisamos lembrar que ela veio dos fariseus, a quem Jesus havia dito que “a menos que cressem que Ele é lá de cima, morreriam em seus pecados” (João 8:24 NVT). Por isso, questionaram: “Quem é você” para acreditarmos em Suas palavras?

“Jesus respondeu: ‘Sou aquele que sempre afirmei ser’.”

Sua resposta indicava que Ele reiterava tudo o que já havia declarado sobre si mesmo. Jesus havia afirmado ser o Cristo (confira João 4:25-26), o Filho de Deus (confira João 5:17), o Pão da vida (confira João 6:35), bem como a única fonte de salvação. Jesus é aquele que sempre afirmou ser desde o princípio.

“Tenho muito que dizer e julgar a respeito de vocês, mas não o farei. Digo ao mundo apenas o que ouvi daquele que me enviou, e Ele é inteiramente verdadeiro.” (João 8:26 NVT)

Embora pudesse trazer acusações contra seus opositores, Jesus optou por focar em Sua mensagem. Ele ressaltou que sua missão era compartilhar aquilo que ouvira do Pai. Apesar da clareza de Suas palavras, os fariseus, “ainda assim, não entenderam que Ele lhes falava a respeito do Pai” (João 8:27 NVT). Quando eles entenderiam?

Jesus nos esclarece:

“Quando vocês me levantarem, entenderão que eu sou o Filho do Homem. Não faço coisa alguma por minha própria conta; digo apenas o que o Pai me ensinou. E aquele que me enviou está comigo; Ele não me abandonou, pois sempre faço o que lhe agrada.” (João 8:28-29 NVT)

Perceba que, aqui, Jesus indicou que aqueles que o acusavam seriam instrumentos de sua crucificação. “Quando vocês me levantarem” foi uma referência ao momento em que seria erguido na cruz, semelhantemente à serpente de metal sobre a haste (confira João 3:14). Esse evento seria tão marcante que levaria muitos à certeza de que Jesus era, de fato, o Filho do Homem. Contudo, para alguns, essa percepção viria tarde demais.

Esse entendimento foi confirmado por sinais extraordinários que ocorreram na morte de Cristo (confira Mateus 27:51-54) e ainda mais pelo triunfo de sua ressurreição (confira Atos 17:31; Romanos 1:4). A ressurreição não apenas reafirmou sua identidade como o Messias, mas também tornou evidente sua vitória sobre o pecado e a morte. Além disso, pela sua morte, recebemos o Espírito Santo, que convence o mundo de que Jesus é o Senhor e Salvador.

Ao falar sobre sua morte, Jesus também declarou: “Aquele que me enviou está comigo; Ele não me abandonou, pois sempre faço o que lhe agrada”. Cristo tinha plena certeza da presença do Pai e sabia que Sua fidelidade agradava profundamente a Deus. Sua missão, dada pelo Pai, foi cumprida com absoluta precisão. Diferentemente de qualquer outro ser humano, Jesus poderia afirmar: “Sempre faço o que lhe agrada”. Enquanto todos nós, em algum momento, falhamos diante de Deus, Jesus foi impecável em sua obediência, cumprindo toda a justiça divina.

Pois, “Ele foi entregue à morte por causa de nossos pecados e foi ressuscitado para que fôssemos declarados justos diante de Deus” (Romanos 4:25 NVT). Por meio de Cristo, e por causa da sua fidelidade à missão que lhe foi incumbida, temos acesso à justificação e à reconciliação com Deus, o que é motivo de profunda gratidão e esperança eterna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esteja por dentro das últimas atualizações!

Envie-nos uma mensagem

Ficaremos felizes em lhe responder o mais rápido possível!

AVISOS DA IBEC

Abaixo você confere as próximas programações na IBEC. Se preferir, consulte nosso Calendário Mensal para consultar toda nossa agenda.

Curso de Férias – IEEC

“Os Puritanos” com Pr. Romilson Paixão

🧭 Vocacionados 2025

“Olhai e Vede a Cidade” – Faça já a sua inscrição!

Culto de Ano Novo!

✨ Esteja conosco!

Recesso Escola Bíblica Dominical

Não haverá aulas nas quintas e domingos!

Planos
Devocionais

A IBEC preparou sete devocionais para cada Plano, pensados para a sua semana de comunhão e crescimento na fé.

CONTRIBUIR

Selecione abaixo o método que deseja utilizar para contribuir com a IBEC.

seja atendido
mais rapidamente

Deseja agendar um horário particular com o pastor de sua escolha?

Ligue para a secretaria da Igreja Batista em Cristo e escolha entre os horários disponíveis para atendimentos.

Pedidos
de oração

Se preferir, utilize um dos meios abaixo para entrar em contato.

Siga-nos nas redes sociais!

Envie-nos seu pedido

Dicas para um
bom devocional

  1. Escolha um versículo bíblico: Escolha um versículo bíblico para ser o ponto central do seu devocional. Ele deve ser algo que se relacione com o tema que você deseja abordar.

  2. Faça uma leitura prévia: Antes de começar o seu devocional, leia o versículo e todo o capítulo em que ele está localizado. Isso o ajudará a entender o contexto e a obter uma visão geral do que o versículo está dizendo.

  3. Refletir sobre o versículo: Pense sobre o versículo e o que ele significa para você. Como você pode aplicá-lo em sua vida? Como você pode viver de acordo com ele?

  4. Escreva seus pensamentos: Escreva suas reflexões e insights sobre o versículo. Isso ajudará você a se concentrar e a se lembrar de suas reflexões.

  5. Ore: Finalize o devocional com uma oração. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e discernimento para aplicar o versículo em sua vida.

  6. Faça isso regularmente: Procure fazer seus devocionais diariamente, para se manter próximo a Deus.

Os devocionais da IBEC são postados diariamente em nosso sistema. Você pode utilizá-los para aproximar-se de Deus e meditar na palavra em seu tempo de reflexão.

Inscrição realizada com sucesso!

Agora você faz parte do grupo de pessoas que participam da Newsletter da Igreja Batista em Cristo!

Enviamos um e-mail para você com as demais informações. Caso não tenha recebido, verifique sua caixa de Spam e autorize o envio a partir do remetente.

newsletter ibec

Agora, você pode se inscrever na nossa newsletter e receber nossos devocionais diários, atualizações da IBEC e pregações da congregação no seu e-mail, todos os dias!